Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6085
Título: | Educação e serviço social : a atuação profissional das assistentes sociais nas unidades privadas da rede Marista |
Autor(es): | Farias, Danielle Aranha |
Orientador(es): | Sousa, Adrianyce Angélica Silva de |
Assunto: | Políticas educacionais Assistentes sociais - prática profissional Serviço social escolar |
Data de apresentação: | 7-Mar-2013 |
Data de publicação: | 20-Set-2013 |
Referência: | FARIAS, Danielle Aranha. Educação e serviço social: a atuação profissional das assistentes sociais nas unidades privadas da rede Marista. 2013. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A sistematização do debate acerca do exercício profissional do assistente social na área da educação está em destaque apenas nos últimos anos. Por isso, a produção bibliográfica acerca dessa relação é muito incipiente, tanto na pesquisa em Serviço Social quanto em Educação. Contemporaneamente, a educação é permeada pelos preceitos neoliberais e instiga o debate da importância das assistentes sociais atuando nas instituições educacionais cujo cotidiano representa as expressões da questão social.Este trabalho de conclusão de curso pretende evidenciar quais são as habilidades,competências e atribuições privativas dos profissionais inseridos nas unidades sociais privadas da Rede Marista no Distrito Federal. Esta pesquisa realizou-se por meio de revisão bibliográfica em artigos, teses e livros que tratem do tema e também realizamos aplicação de questionário com quatro assistentes sociais da Rede Marista para percepcionar como as profissionais definem sua prática nesta rede educacional privada. Assim, o presente trabalho revela as possibilidades de atuação do Serviço Social frente à redução do direito social à educação como direito universal. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Serviço Social, 2013. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons