Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6081
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JuliaSilveiraSantos.pdf248,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dificuldades de aprendizagem na alfabetização bilíngue
Autor(es): Santos, Julia Silveira
Orientador(es): Queiroz, Elizabeth
Assunto: Alfabetização
Educação bilíngue
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 11-Jul-2013
Data de publicação: 20-Set-2013
Referência: SANTOS, Julia Silveira. Dificuldades de aprendizagem na alfabetização bilíngue. 2013. iv, 22 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A alfabetização inclui a aquisição do código alfabético, o reconhecimento de palavras e a compreensão de textos. A alfabetização bilíngüe implica que o indivíduo seja capaz de ler, escrever, entender e falar adequadamente duas línguas. O presente estudo de caso tem como objetivo apresentar uma intervenção psicopedagógica realizada com uma criança brasileira com dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização na língua inglesa. O trabalho foi realizado na própria escola da criança, instituição bilíngue, ao final da sua aula e de acordo com sua disponibilidade. Foram realizadas entrevistas com a professora, com a orientadora e os pais da criança complementares ao processo de avaliação. Foi observada uma dificuldade de atenção e desinteresse na segunda língua adotada, ampliada pelo fato dos pais não serem fluentes no idioma e não poderem oferecer o apoio necessário às tarefas. Com as intervenções psicopedagógicas foi identificada a influência da motivação nas dificuldades de leitura e escrita, nos dois idiomas. Foi indicado para os pais e professores que a criança continue com um acompanhamento psicopedagógico para ajudá-la no seu processo de alfabetização.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons