Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6080
Título: | Depilação : avaliando as concepções científicas e de senso comum de alunos e profissionais |
Autor(es): | Magalhães, Laiz de Oliveira |
Orientador(es): | Murta, Maria Márcia |
Assunto: | Depilação Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Química - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 24-Jul-2013 |
Data de publicação: | 20-Set-2013 |
Referência: | MAGALHÃES, Laiz de Oliveira. Depilação: avaliando as concepções científicas e de senso comum de alunos e profissionais. 2013. vi, 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo central analisar a utilização de um tema ligado ao cotidiano, não só por estudantes de Ensino Médio, mas também por uma amostra da população, para avaliação da construção do conhecimento deles acerca de um processo estético muito comum, a depilação. Para tanto, realizou-se uma enquete direcionada ao tema, relacionando-o com a Ciência e o com cotidiano, a fim de que se conhecesse e avaliasse a opinião dos participantes diante de vários aspectos sociais e científicos ligados a este tema. Isto foi necessário para que fosse possível compreender como é a construção do conhecimento de algumas pessoas que trabalham com o procedimento depilatório ou que se utilizam deste. Essa análise é essencial para que seja possível perceber a capacidade de formulação de explicações dos participantes e para que os equívocos científicos relacionados a este processo estético sejam percebidos. Além disso, é importante conhecer a maneira que os profissionais da higiene e beleza entendem este processo, com o qual lidam diariamente, de modo que os cursos de capacitação profissional possam ser repensados. Por ser uma atividade comum atualmente, a depilação pode ser explorada e utilizada como uma ferramenta para a aprendizagem em diversas realidades, pois pouco se fala de uma atividade que é muito realizada. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons