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Título: Análise de performance de biodiesel produzido a partir do óleo de fritura obtido na micro usina UnB-FGA
Autor(es): Bechara, Leonardo Gouvêa
Borges, Welington Alencar
Orientador(es): Oliveira, Taygoara Felamingo de
Coorientador(es): Hidalgo Falla, Maria del Pilar
Assunto: Biodiesel
Biocombustíveis
Diesel
Motor - diesel
Data de apresentação: 10-Jul-2013
Data de publicação: 20-Set-2013
Referência: BECHARA, Leonardo Gouvêa; BORGES, Welington Alencar. Análise de performance de biodiesel produzido a partir do óleo de fritura obtido na micro usina UnB-FGA. 2013. xv, 121 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Com a crescente demanda, além do aumento nos preços dos combustíveis fósseis e da preocupação ambiental, outras fontes de energia, como as renováveis, vêm ganhando força na matriz energética de diversos países. O biodiesel se tornou uma solução eficiente dentro deste contexto. Para tanto, apresenta-se neste estudo uma avaliação do desempenho, em um motor Ciclo Diesel, do Biodiesel a partir do Óleo de Fritura nas mais variadas proporções de misturas com o Óleo Diesel. Para cada mistura serão feitas medições, a partir de uma Bancada de Ensaios (localizada na Universidade de Brasília), de potência, do consumo de combustível e das emissões de gases poluentes. Os resultados serão comparados com o Óleo Diesel puro. Para validação e confiabilidade dos ensaios, a metodologia utilizada será apresentada. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
Owing to rising demand, in addition to the increase in fossil fuel prices and environmental concern, alternative energy sources, such as the renewable ones, are gaining force among the energy matrix of assorted countries. Into this context, Biodiesel has become an efficient solution. To this end, the following study presents a research, based on a Diesel Cycle engine, on Biodiesel from frying oil in various mixtures in different proportion with Diesel oil. For each mixture will be made, from a Test Bench (located at the University of Brasilia), power, fuel consumption and emissions of polluting gases measurements. The results will be compared with pure Diesel oil. In order to assess the validity and reliability of the assays, the methodology will be addressed.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2013.
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