Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6064
Título: | Intervenção psicopedagógica com aluna indígena |
Autor(es): | Fagg, Juliana |
Orientador(es): | Vieira, Denise de Oliveira |
Assunto: | Alfabetização Índios - educação Psicopedagogia Paralisia cerebral |
Data de apresentação: | 17-Jul-2013 |
Data de publicação: | 18-Set-2013 |
Referência: | FAGG, Juliana. Intervenção psicopedagógica com aluna indígena. 2013. 61 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho é baseado no processo de avaliação e intervenção psicopedagógica realizado com uma jovem indígena, que apresenta paralisia cerebral e pouco conhecimento da língua portuguesa, ainda nas primeiras etapas da alfabetização. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino especial do DF, buscando verificar a existência de possíveis limitações cognitivas ou de desenvolvimento que pudessem dificultar o processo de aprendizagem. Com esse intuito, foram realizadas provas piagetianas e uma sequência de avaliações e intervenções baseadas nos resultados apresentados. A elaboração de novas etapas de intervenção e a análise dos dados foram realizadas com base nas teorias de Ferreiro e Vigotski, considerando o contexto e individualização do sujeito e a influência de sua cultura, como é indicado por Fávero. Foi concluído que a jovem apresenta as condições necessárias para ser alfabetizada. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This research was based in the psycho-educational evaluation and intervention process lived by a young indigenous Brazilian woman, she suffers from cerebral palsy and has very limited knowledge of the Portuguese language, at the early stages of her literacy process. The research happened in the facilities of a special needs school located in the Brazilian Federal District. Its intent was to verify possible cognitive damage or evolutional difficulties that could impair the learning process. Piagetian test, evaluations and interventions were put in practice searching for evidences on the matter, based on the subject’s results. Each intervention and evaluation encounter were elaborated and analyzed considering the abilities exposed in the previous step. Based on Ferreiro and Vigotski theories, considering the context she is in, her culture and internal affairs, as presented in the works of Fávero. By ends, it was possible to conclude that the subject presents the necessary abilities to be successfully literate. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons