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dc.contributor.advisorQueiroz, Elizabeth-
dc.contributor.authorPereira, Carolina Soares Pietrani-
dc.identifier.citationPEREIRA, Carolina Soares Pietrani. Transtorno de déficit de atenção em adolescentes. 2013. 29 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.en
dc.description.abstractO Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. O objetivo desse trabalho de intervenção psicopedagógica foi acompanhar um jovem de 18 anos com histórico de baixo rendimento escolar e de repetência. Ao longo de dois meses, foram realizadas três sessões de avaliação, além de entrevistas com a mãe e análise do material escolar. Cada sessão teve a duração de quarenta minutos e foi realizada na residência do sujeito. Na última sessão de avaliação foi aplicado o instrumento SNAP-IV, na qual foi evidenciado o TDAH do tipo desatento. Após esse resultado, foram realizadas nove sessões de intervenção com o objetivo de minimizar a complexidade do déficit de atenção na vida do jovem, além disso, foi possível propor estratégias para minimizar os impactos do TDAH na vida de um adolescente. A principal estratégia utilizada com o adolescente foi o uso da agenda para planejar as atividades escolares e pessoais, além disso, foi proposto que o jovem utilizasse o lembrete do celular para não esquecer de consultar a agenda. Ao término das sessões notou-se que o jovem incorporou o uso da agenda para planejar e consultar suas atividades. Ressalta-se a importância de tal estratégia para sua autonomia e acompanhamento das atividades acadêmicas. Como a família mudou-se para outra cidade, a mãe foi orientada que buscasse acompanhamento com um neurologista para o jovem, a fim de uma avaliação mais criteriosa sobre a condição identificada. Há indicação de continuação do acompanhamento psicopedagógico.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPsicopatologia do adolescenteen
dc.subject.keywordPsicopedagogiaen
dc.subject.keywordDistúrbios de déficit de atenção com hiperatividade em adolescentesen
dc.titleTranstorno de déficit de atenção em adolescentesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-17T15:37:41Z-
dc.date.available2013-09-17T15:37:41Z-
dc.date.issued2013-09-17T15:37:41Z-
dc.date.submitted2013-07-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6062-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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