Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Elizabeth | - |
dc.contributor.author | Pereira, Carolina Soares Pietrani | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Carolina Soares Pietrani. Transtorno de déficit de atenção em adolescentes. 2013. 29 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. | en |
dc.description.abstract | O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. O objetivo desse trabalho de intervenção psicopedagógica foi acompanhar um jovem de 18 anos com histórico de baixo rendimento escolar e de repetência. Ao longo de dois meses, foram realizadas três sessões de avaliação, além de entrevistas com a mãe e análise do material escolar. Cada sessão teve a duração de quarenta minutos e foi realizada na residência do sujeito. Na última sessão de avaliação foi aplicado o instrumento SNAP-IV, na qual foi evidenciado o TDAH do tipo desatento. Após esse resultado, foram realizadas nove sessões de intervenção com o objetivo de minimizar a complexidade do déficit de atenção na vida do jovem, além disso, foi possível propor estratégias para minimizar os impactos do TDAH na vida de um adolescente. A principal estratégia utilizada com o adolescente foi o uso da agenda para planejar as atividades escolares e pessoais, além disso, foi proposto que o jovem utilizasse o lembrete do celular para não esquecer de consultar a agenda. Ao término das sessões notou-se que o jovem incorporou o uso da agenda para planejar e consultar suas atividades. Ressalta-se a importância de tal estratégia para sua autonomia e acompanhamento das atividades acadêmicas. Como a família mudou-se para outra cidade, a mãe foi orientada que buscasse acompanhamento com um neurologista para o jovem, a fim de uma avaliação mais criteriosa sobre a condição identificada. Há indicação de continuação do acompanhamento psicopedagógico. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Psicopatologia do adolescente | en |
dc.subject.keyword | Psicopedagogia | en |
dc.subject.keyword | Distúrbios de déficit de atenção com hiperatividade em adolescentes | en |
dc.title | Transtorno de déficit de atenção em adolescentes | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-09-17T15:37:41Z | - |
dc.date.available | 2013-09-17T15:37:41Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-17T15:37:41Z | - |
dc.date.submitted | 2013-07-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6062 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|