Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_KelmaNayaraBritoMedeirosDosAnjos.pdf812,82 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNeves, Regina da Silva Pina-
dc.contributor.authorAnjos, Kelma Nayara Brito Medeiros dos-
dc.identifier.citationANJOS, Kelma Nayara Brito Medeiros dos. O professor que ensina matemática no quinto ano do ensino fundamental: possibilidades de intervenção pedagógica. 2013. 33 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.en
dc.description.abstractA pratica docente em matemática tem sido muito discutida e observadas nos últimos anos, em especial, a desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Vários questionamentos buscam compreender aspectos da formação inicial em pedagogia que possam contribuir para o desenvolvimento de metodologias mais adequadas para este nível de escolarização. Nesse sentido, e cada vez mais necessário conhecer o professor e a pratica em matemática que ele desenvolve. Diante desse entendimento, o presente relatório de intervenção no contexto do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, foi desenvolvido com o intuito de promover a tomada de consciência, por parte de duas professoras do 5º ano, da prática docente em matemática que elas desenvolvem. Tomaram-se como referência teórica as teorias de D' Ambrosio (2005), Muniz (2008) Pina Neves (2008), Mengali & Nacarato (2010), dentre outros. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com procedimentos de análise documental, observação e, posteriormente sessões de natureza interventiva. Os resultados mostraram que as professoras avançaram na capacidade de analisar a própria pratica e, a partir, dessa analise constituir novas possibilidades de mediação em matemática.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensino - aspectos psicológicosen
dc.subject.keywordProfessores de matemáticaen
dc.subject.keywordPrática de ensino - matemáticaen
dc.subject.keywordPsicopedagogiaen
dc.titleO professor que ensina matemática no quinto ano do ensino fundamental : possibilidades de intervenção pedagógicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-17T14:39:28Z-
dc.date.available2013-09-17T14:39:28Z-
dc.date.issued2013-09-17T14:39:28Z-
dc.date.submitted2013-07-17-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6059-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons