Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6054
Título: | Estudo de caso : desenvolvimento da compreensão leitora de aluna com altas habilidades a partir do uso de álbuns ilustrados |
Autor(es): | Pacios, Isabel Mader Coutinho |
Orientador(es): | Silva, Daniele Nunes Henrique |
Assunto: | Leitura Superdotados Crianças - livros e leitura Psicopedagogia Crianças superdotadas - educação |
Data de apresentação: | 17-Jul-2013 |
Data de publicação: | 17-Set-2013 |
Referência: | PACIOS, Isabel Mader Coutinho. Estudo de caso: desenvolvimento da compreensão leitora de aluna com altas habilidades a partir do uso de álbuns ilustrados. 2013. 44 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O intuito deste estudo foi investigar e propor atividades psicopedagógicas para desenvolver e avaliar a competência leitora em uma aluna identificada como dotada de altas habilidades. Foram realizadas quatro sessões utilizando quatro livros de uma nova categoria de literatura infantil, chamada postmodern picture books, escritos e ilustrados por um dos autores mais proeminentes nessa categoria, Anthony Browne. Os postmodern picture books possuem características que os diferem dos tradicionais livros ilustrados. Entre elas, está a codependência entre a imagem e as palavras para contar a história, pois são elaborados para desafiar e engajar o leitor em diferentes maneiras de ler textos verbais e não verbais. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this study was to investigate and implement activities to develop and evaluate reading competence in a student identified as gifted. There were four sessions using four books of a new category of children's literature called postmodern picture books, written and illustrated by one of the most prominent authors in this category, Anthony Browne. The postmodern picture books have characteristics that differ from traditional picture books. Among them is codependency between the image and the words to tell the story, as they are designed to challenge and engage the reader in different ways to read texts verbal and nonverbal. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons