Título: | Avaliação do sistema de pára-raios de Brasília : a cidade como laboratório |
Autor(es): | Maranhão, Ruth Cavalcante |
Orientador(es): | Paz, Ana América Magalhães Ávila |
Coorientador(es): | Kotz, Deliene Lopes Leite |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Física |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Física - estudo e ensino Pára-raios |
Data de apresentação: | Jul-2010 |
Data de publicação: | 17-Set-2013 |
Referência: | MARANHÃO, Ruth Cavalcante. Avaliação do sistema de pára-raios de Brasília: a cidade como laboratório. 2010. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. |
Resumo: | O presente Projeto de Intervenção Local propõe-se a desenvolver um programa de ensino de física dirigido a estudantes do Ensino Médio da EJA, que utilize a cidade como laboratório, para a avaliação dos pára-raios na perspectiva das propostas curriculares para o ensino de ciência, tecnologia e sociedade (CTS), que possuem como principal meta preparar o aluno para o exercício da cidadania. Um levantamento na amostra escolhida para a Inspeção, feito por meio de questionários aplicados aos síndicos de 165 dos 298 prédios da SQS 402 à SQS 416, mostrou que em 78% dos edifícios os pára-raios estão sem manutenção há mais de dois anos, 85% não foram fiscalizados pelos órgãos competentes do Governo do DF, em 5% os pára-raios não têm fio-terra, e 15% deles possuem pára-raios com captores radioativos instalados sobre as caixas d’água dos blocos residenciais. Esses captores apresentam, quase em sua totalidade, graves indícios de corrosão mecânica, e estão, portanto, sujeitos a quedas e vazamento do material radioativo. Os achados do presente estudo sugerem que a falta de informação dos usuários quanto à necessidade de manutenção dos pára–raios e a ausência do Poder Público na fiscalização desse equipamento podem colocar em risco a saúde e a vida dos moradores. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6053 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.