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Título: Que mercadoria são os óculos? : uma etnografia sobre o consumo na Chilli Beans
Autor(es): Araújo, Danyelle Dias de
Orientador(es): Lobo, Andréa de Souza
Assunto: Óculos
Bens de consumo
Etnologia
Sociedade de consumo
Data de apresentação: Ago-2013
Data de publicação: 13-Set-2013
Referência: ARAÚJO, Danyelle Dias de. Que mercadoria são os óculos?: uma etnografia sobre o consumo na Chilli Beans. 2013. 83 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Para entender porque e como consomem óculos escuros foi feita uma etnografia visando a compreensão do caminho percorrido pelos compradores desde o surgimento do desejo por esse bem até o seu uso no cotidiano. Esse estudo foi realizado nas lojas do Píer 21 e Conjunto Nacional e seu respectivo quiosque, pertencentes à empresa Chilli Beans, por meio de entrevistas formais e informais com clientes, vendedores e representantes dos departamentos da marca, bem como por estudo bibliográfico e anotações em diário de campo. Desse modo, a maneira desse dispêndio afetar na inserção ou exclusão dos indivíduos em grupos sociais, as emoções sentidas e as relações sociais constituídas durante o ato e pelo ato de compra foram as principais mensagens transmitidas durante esse processo de compra e venda, dado que, atualmente, as compras são um forte mecanismo de comunicação social da civilização capitalista. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
In order to understand why and how people consume sunglasses, this ethnography was made to comprise the way buyers go through: since the moment that the desire for the object appears until wearing it during the days. This study was done at the stores from Píer 21, Conjunto Nacional and their kiosk which ones belong to Chilli Beans undertaking. It was achieved by formal and informal interviews with clients, sellers and departments representatives, moreover by a bibliographic study and field’s diary’s notes. So that, the way people waste their money affects their insertion or exclusion in social groups, furthermore, it affects the emotions felt and the socials relations formed, during the act and because of the act of buying, were the main messages passed on while this process of buying and selling. Once, nowadays, shopping is a strong phenomenon of social communication from our capitalistic civilization.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



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