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dc.contributor.advisorAngelim, Maria Luiza Pereira-
dc.contributor.authorSantos, Maria de Lurdes Francisca dos-
dc.contributor.authorCastro, Martha Emília de Oliveira e-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria de Lurdes Francisca dos; CASTRO, Martha Emília de Oliveira e. Educação a distância em EJA: uma estratégia de permanência e conclusão do ensino médio. 2010. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractNo Distrito Federal a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é oferecida a todo cidadão que queira concluir o ensino fundamental e/ou médio em um período mais curto do que o convencional. Contudo o ingresso desses alunos nessa modalidade de ensino não tem garantido a conclusão no prazo estimado. No início do semestre as salas estão cheias de educandos, mas no decorrer do tempo vão esvaziando. Este fenômeno, caracterizado como evasão escolar, atinge todo o Brasil. No Distrito Federal o índice de evasão é de 32%, conforme dados do IBGE de 2009. Assim como ocorre em todo o DF, a evasão escolar também acontece no Centro Educacional 07 de Ceilândia - DF, com índice de 46% em 2009, em virtude dos alunos serem trabalhadores/as e/ou donos/as de casa, enfrentando dupla jornada de trabalho e, ainda, por não conseguirem conciliar o horário do trabalho com o da escola. Desta forma, procurando soluções para conter a evasão na EJA – Ensino Médio, propomos, como Política Pública a Educação a Distância para esta modalidade a ser implementada, de forma experimental no CED 07 de Ceilândia do Distrito Federal, por entendermos que esta forma de ensino é a mais adequada para atender à demanda de estudantes que buscam a escolarização e não conseguem conciliar seus afazeres com as necessidades escolares. Como proposta de implementação do sistema à distância para a educação de jovens e adultos, tomamos a Resolução Nº 3, de 15 de junho de 2010 do Conselho Nacional Educação / Câmara de Educação Básica, como parâmetro para a execução deste projeto que institui as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Pretende-se a execução do projeto no decorrer do semestre letivo de 2010 e terá como desafio a conquista de parceiros que somem esforços para a sua realização e implementação, como a Escola de Aperfeiçoamento de Professores (EAPE), o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Universidade de Brasília.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordEducação à distânciaen
dc.subject.keywordEnsino médioen
dc.subject.keywordEvasão escolaren
dc.titleEducação a distância em EJA : uma estratégia de permanência e conclusão do ensino médioen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-13T13:02:23Z-
dc.date.available2013-09-13T13:02:23Z-
dc.date.issued2013-09-13T13:02:23Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6023-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Educação à distância-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6023pt_BR
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