Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6019
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MariaCorreiaDeMirandaVasconcelos_BANNER.pdf73,36 kBAdobe PDFver/abrir
2010_MariaCorreiaDeMirandaVasconcelos.pdf108,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre ler : a matrícula da leitura na EJA
Autor(es): Vasconcelos, Maria Correia de Miranda
Orientador(es): Rego, Elizabeth Danziato
Coorientador(es): Lima, Airan Almeida de
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Língua Portuguesa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Distúrbios da aprendizagem
Produção textual
Leitura
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 13-Set-2013
Referência: VASCONCELOS, Maria Correia de Miranda. Entre ler: a matrícula da leitura na EJA. 2010. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: A EJA constitui as oportunidades de uma cidadania acadêmica que por razões diversas foram dispersas no tempo de muitos cidadãos. Há que se valorizar e investir nesse movimento. O país ainda flui com um contingente de indivíduos adultos excluídos da rotina escolar, no caso dos matriculandos do CF1 da estrutural, que tiveram sua história escolar adiada por causa da evasão, trabalho, carência financeira, migração, imigração, descaso familiar, preconceito racial, violência, maternidade precoce, religiosidade entre outros. Com isso verificou-se que os alunos de 5ª e 6ª série do 2º segmento ingressaram com uma defasagem mórbida de leitura, compreensão, produção e interpretação de texto: o uso excessivo de expressões regionalistas e gírias, descoordenação motora, excesso de timidez na expressão oral e pouco rigor no teste de nivelamento no caso de alunos sem documentação escolar que são a maioria das matrículas na UE. A realidade da EJA no CF1 e a cidade Estrutural estão escritos cultural e geograficamente. As ocorrências citadas são o retrato dos seus habitantes, portanto a estratégia de matrícula dessa Unidade de Ensino deverá ser mais avançada no sentido de incorporar um projeto como o Entre Ler, e não cair na armadilha da evasão onde alunos conscientes do seu grau de dificuldades abandonaram por não darem conta do volume de conteúdos distribuídos no componentes curricularess restando em cada turma menos de uma dezena de alunos. Contudo, quero ressaltar a preocupação que o CF1 dispensa aos seus estudantes e dizer que todos reconhecemos e nutrimos respeito pela leitura de mundo adquirida por cada um de seus alunos na escola da vida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6019
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.