Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Maria Clarisse | - |
dc.contributor.author | Coelho, Maria Veras | - |
dc.contributor.author | Pinto, Ieda Soares | - |
dc.contributor.author | Brígida, Auricéia C. do Nascimento | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Maria Veras; PINTO, Ieda Soares; BRÍGIDA, Auricéia C. do Nascimento. Jovem/adulto trabalhador e/ou empreendedor na EJA. 2010. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho se refere a um projeto de intervenção local, que tem como objeto de estudo a implementação da modalidade Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da secretaria de educação do Distrito Federal. Objetiva–se nesse projeto, criar uma articulação entre formação para o trabalho e a elevação de escolaridade, bem como refletir sobre as condições de implementação do curso, a partir da realidade da política educacional na cidade de Ceilândia. Em função disso, o referencial é baseado nas formulações teorias de Marx e de outros teóricos tais como Gramsci, Manacorda, Pistrak, Freire, para os quais a categoria trabalho é o alicerce para pensar a educação. Optou–se pela pesquisa qualitativa feita por meio de estudo de caso, utilizando–se das ferramentas metodológicas: questionário, entrevistas, redações e análise documental/territorial. Ao presente projeto interessa discutir acerca das primeiras análises sobre os documentos oficiais, identificando e traçando os princípios elencados pelos gestores públicos e a trajetória percorrida pela referida cidade no que se refere ao atendimento do direito à educação das pessoas jovens e adultas. Acreditamos que há uma grande contribuição dessa experiência para o campo da EJA e da Educação Profissional no âmbito de consolidação de uma política educacional com vista a torna–se, realmente, política de estado. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Formação profissional | en |
dc.subject.keyword | Trabalhadores | en |
dc.subject.keyword | Empreendedorismo | en |
dc.title | Jovem/adulto trabalhador e/ou empreendedor na EJA | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-09-13T11:14:11Z | - |
dc.date.available | 2013-09-13T11:14:11Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-13T11:14:11Z | - |
dc.date.submitted | 2010-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6017 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.contributor.advisorco | Braga, Marco Aurélio | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Educação Profissional e Tecnológica | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6017 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|