Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6013
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_KaioFelipeFiorese.pdf364,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação das características agronômicas e produtividade de cultivares de soja em diferentes sistemas de semeadura
Autor(es): Fiorese, Kaio Felipe
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Soja - plantio
Produtividade agrícola
Data de apresentação: 18-Jul-2013
Data de publicação: 12-Set-2013
Referência: FIORESE, Kaio Felipe. Avaliação das características agronômicas e produtividade de cultivares de soja em diferentes sistemas de semeadura. 2013. iv, 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A crescente demanda do mercado da soja tem incentivado produtores desta oleaginosa a buscarem novas técnicas de incremento de produção. A técnica do ‘plantio cruzado’ surge como uma alternativa para suprir essa demanda e se alcançarem novas barreiras de produtividade. O presente trabalho visou avaliar as características agronômicas e a produtividade das cultivares de soja precoce NA 5909 e BMX Potência, utilizando a técnica do “plantio cruzado”. Para efeito de comparação foi usada a técnica da semeadura convencional para efeito comparativo da produtividade da referida técnica. O experimento foi realizado na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rodovia GO 118 – Km 68 à esquerda s/nº - Zona Rural Água Fria de Goiás – Goiás. A semeadura foi realizada no dia 14 de novembro de 2012. Foi utilizado na linha de plantio 160 kg de MAP por hectare com 11% de N e 52% de P2O5. A semeadura convencional seguiu os padrões usuais e a semeadura cruzada foi realizada fazendo-se uma segunda operação de máquina em sentido perpendicular à já existente, em ambos os sistemas a população de semeadura foi a mesma, de 490.000 sementes por hectare. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com médias comparadas pelo teste de Tukey a 5%. Os resultados indicaram que com exceção da altura de inserção da primeira vagem todas as características agronômicas obtiveram diferentes respostas entre os tratamentos de semeadura cruzada e convencional. No sistema de semeadura cruzada houve maior produtividade com relação ao sistema de semeadura convencional. Entre as cultivares a que apresentou maior produtividade tanto em sistema convencional quanto em sistema cruzado foi a cultivar Potência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons