Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6003
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_LorenaLima_MilenaLima.pdf402,26 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorReis, Renato Hilário dos-
dc.contributor.authorLima, Lorena Machado de-
dc.contributor.authorLima, Milena Machado de-
dc.identifier.citationLIMA, Lorena Machado de; LIMA, Milena Machado de. Mídias na EJA do Paranoá: desafios e avanços na mediação. 2010. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractO tema selecionado para o desenvolvimento deste Projeto de Intervenção Local, intitulado “Mídias na EJA do Paranoá: Desafios e Avanços na Mediação”, busca investigar, refletir e intervir sobre as mídias na EJA e a sua interferência na mediação do ensino. Assim, Prata (2002) comenta que a integração das tecnologias tais como TV, vídeo, computadores e internet no processo educacional, pode promover mudanças bastante significativas na organização e no cotidiano da escola se considerarmos os diversos recursos que estas tecnologias nos oferecem. Este PIL tem por objetivo propiciar aos educadores da Educação de Jovens e Adultos uma visão da importância de mediar os conhecimentos dos educandos, por meio do uso das diversas mídias disponíveis no ambiente escolar, e, também, da reflexão crítica sobre o uso dessas ferramentas para desenvolver competências e habilidades que favoreçam o exercício da cidadania. A metodologia adotada para o PIL é a qualitativa por meio da pesquisa ação. O cenário da pesquisa é uma instituição pública de ensino do Distrito Federal, o CEF1 do Paranoá, que trabalha com a EJA. Participam como sujeitos da pesquisa a direção e professores do 1º Segmento da EJA, os alunos da 1ª e 2ª Série etapas da EJA (de fevereiro a julho de 2010) e os alunos da 3ª e 4ª Série etapas da EJA (de agosto a dezembro de 2010). Os instrumentos escolhidos para a elucidação do objeto da pesquisa são análise documental e bibliográfica, entrevista semi-estruturada, questionário com questões fechadas e observação participante no cotidiano da sala de aula. Os resultados parciais do PIL apontaram para quatro categorias de análise: EJA, Cidadania, Mediação e Mídias. Essas categorias foram escolhidas após a análise de conteúdos evidenciados na aplicação dos instrumentos. A conclusão parcial, após os resultados investigados ressalta que a mediação, por meio do uso das mídias e a reflexão sobre o uso dessas ferramentas no cotidiano do educando, tem papel decisivo no processo ensino-aprendizagem tendo como conseqüências os desafios e os avanços na construção do conhecimento do educando para a cidadania. Este diagnóstico se deve a outros fatores que interferem na aprendizagem tais como afetividade, recursos midiáticos contextualizados, aulas diferenciadas, inserção das mídias no PPP da escola, metodologia adequada aos jovens e adultos por meio de um currículo multidisciplinar, interdisciplinar e transversal, refletindo sobre a prática pedagógica do professor. A visão crítica da educação atual nos mostra, claramente, que é preciso criar Comunidades de Trabalho/Aprendizagem em Rede na Diversidade (CTARD) para desenvolver a pedagogia da autonomia na EJA e, também, proporcionar a formação continuada dos professores da EJA, com ênfase em mídias, para aprimorar seus conhecimentos, refletir sobre a sua prática pedagógica e desenvolver habilidades e competências dos educandos para o exercício da cidadania.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliaresen
dc.subject.keywordCidadaniaen
dc.subject.keywordInovações educacionaisen
dc.titleMídias na EJA do Paranoá : desafios e avanços na mediaçãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-12T11:28:44Z-
dc.date.available2013-09-12T11:28:44Z-
dc.date.issued2013-09-12T11:28:44Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6003-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoOliveira, Leila Maria de Jesus-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Mídias-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6003pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.