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Título: Projeto diversidade ou a construção do ser social : as influências da linguagem corporal na ressocialização de jovens e adultos condenados a pena de prisão
Autor(es): Souza, José Nildo de
Orientador(es): Rego, Elizabeth Danziato
Coorientador(es): Lima, Airan Almeida de
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Educação nas prisões
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Presidiários
Sistema penitenciário
Educação inclusiva
Inclusão social
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 11-Set-2013
Referência: SOUZA, José Nildo de. Projeto diversidade ou a construção do ser social: as influências da linguagem corporal na ressocialização de jovens e adultos condenados a pena de prisão. 2010. 41, 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: O Projeto de Intervenção Local “A Construção do Ser Social” trata de contribuições para a formulação de uma Matriz Curricular em Educação de Jovens e Adultos que se encontram em situação de restrição de liberdade. O trajeto reflexivo do curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania com Ênfase em EJA demarca a preocupação dos educadores no redirecionamento de proposições e práticas educativas que possam evidenciar ações colaborativas entre as vivências dos nossos sujeitos aprendizes, o seu fazer específico dotado de temas próprios, estilos e modos de ser – índios, quilombos, campesinos – com as argumentações temáticas emergentes deste meio de atuação – meio ambiente, reconhecimento de gênero e sexualidade, relações étnico raciais, educação especial e inclusiva. Incluem-se nesta jornada as possibilidades educativas de formação para o mundo do trabalho, os modos peculiares de se fazer educação partindo das especificidades dos sujeitos jovens e adultos, bem como os fenômenos reintegradores dos educandos (as) sentenciados (as). A necessária contextualização da história de suas vidas demonstra o perfil do educando (a) preso (a) que constitui base e capilaridade para a fundamentação do projeto interventivo local: atuação com populações penitenciárias de vulnerabilidades criminais, drogadição, profundos estágios de exclusão social, estigma de origens de classe, presença identitária de uma etnia racial propicia aos fenômenos da reclusão criminizatória e preconizadora de gêneros coletivos especificamente determinados aos porões penitenciários punitivos - mães negras solteiras, moradores das periferias suburbanas, assentamentos populacionais abandonados de cuidados básicos de higiene e escoamento de esgoto, luz elétrica e água potável . Estes caracteres que estigmatizam gerações inteiras de jovens, adultos, mulheres, adolescentes e crianças representam processos de exclusão impostos historicamente – fenômeno paradigmático de luta de classes e sobreposição de gêneros, crenças e etnias que constitui o “cerne” da formação social brasileiros - suplantados por uma mentalidade ou atitude de apropriação individualista do saber e das áreas curriculares. O cenário descrito legitima a execução de normas, regras e formas de controlar os modos de se conceber e exercer a prática pedagógica dos educadores na seleção, planejamento e organização dos conteúdos, métodos e formas de produção do conhecimento e do saber do nosso sujeito aprendiz. Contudo, o mergulho na diversidade nativa das origens culturais brasileiras vem descortinando ações pedagógicas de raízes plurais que convivem, ora com proposições solidárias, ora com estados de tensionamento conflituoso. Neste quadro que se configura, co-existe uma experiência exitosa: o Projeto “A Construção do Ser Social”, criado pelo educador penitenciário, professor José Nildo de Souza, que utiliza inovadora técnica da Teatralidade Precária na ressocialização de detentos/detentas. Esta prática é institucionalizada pelo convênio entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEEDF e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso – FUNAP.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. _____________________________________________________________________________ Acompanha arquivo contendo o Relatório de Experiência do Projeto.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5989
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