Referência: | SERAFIM, Maria Sueli. Dança, na educação infantil: efeitos de um programa de intervenção pedagógica. 2013. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ariquemes-RO, 2013. |
Resumo: | Esta pesquisa situa-se numa pesquisa de campo, visto que a dança na educação infantil possibilita o resgate educativo enquanto proposta de intervenção, pois apresenta alguns direcionamentos para o ser humano criar, expressar que hoje retrata a educação de nossos tempos, pois apresenta novos rumos, ou seja, olhares para o ser humano mostra também o quanto ele pode criar, expressar, aprender, socializar e cooperar se educado também pela dança, deixando assim para trás a "velha" concepção de que o aluno deve estar sempre ali sentado, calado, ouvindo o professor. A dança tratada de forma lúdica facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultura, além de estar colaborando para uma boa saúde física e mental. A ludicidade também se constitui como um dos pressupostos da Educação Física Infantil, pois as atividades devem ser permeadas pela alegria, fantasia, descontração e “fuga” da realidade. Segundo Salomão (2007), a ludicidade é uma necessidade do ser humano, em qualquer idade, e não pode ser vista apenas como diversão. Tratou-se de uma pesquisa essencialmente qualitativa, utilizando como ferramentas metodológicas o questionário estruturado. Foi realizada também a revisão bibliográfica da literatura existente sobre o tema para a aproximação sobre a realidade local. |