Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5976
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LidianeRodriguesXimenes.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Importância e manejo de Sclerotinia sclerotiorum (mofo branco) nos cultivos de feijão e soja
Autor(es): Ximenes, Lidiane Rodrigues
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Feijão - doenças e pragas
Soja - doenças e pragas
Pragas agrícolas - controle
Fungos na agricultura
Data de apresentação: 15-Jul-2013
Data de publicação: 10-Set-2013
Referência: XIMENES, Lidiane Rodrigues. Importância e manejo de Sclerotinia sclerotiorum (mofo branco) nos cultivos de feijão e soja. 2013. 51 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Atualmente, o Mofo Branco, ou podridão branca de esclerotínia, como também é conhecido o fungo, depois da ferrugem asiática, pode ser considerada a principal doença da cultura de soja pelos prejuízos causados nas últimas safras, atingindo também outras culturas de importância econômica como o feijão. O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento de informações recentes sobre o patógeno Sclerotinia sclerotiorum e o seu manejo nas culturas de soja e feijão. Os problemas ocasionados pelo Mofo Branco são murcha das folhas, dentro e fora dos tecidos infectados são formadas partículas duras e negras, de formatos irregulares, facilmente visíveis a olho nu, que são os escleródios do fungo e queda expressiva de produção. Os tecidos doentes tornam-se secos, leves e quebradiços, e as sementes infectadas ficam sem brilho, enrugadas e mais leves. Pelas informações levantadas pode-se considerar que se deve fazer todo o possível para impedir a entrada do patógeno em áreas onde a doença ainda não foi observada, pois, uma vez presente, é muito difícil erradicá-lo. É essencial, portanto, o uso de sementes sadias, de boa procedência e tratadas. Deve-se também proceder à limpeza minuciosa dos implementos agrícolas, utilizar o sistema plantio direto com o uso de palhada e rotação de culturas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons