Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5966
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoaoLucasCostaDeBritoLira.pdf2,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Produtividade, índice de equivalência de área e incidência de espontâneas em cultivo consorciado de alface
Autor(es): Lira, João Lucas Costa de Brito
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Sistemas de cultivo
Horticultura
Ecologia agrícola
Produtividade agrícola
Data de apresentação: 18-Jul-2013
Data de publicação: 9-Set-2013
Referência: LIRA, João Lucas Costa de Brito. Produtividade, índice de equivalência de área e incidência de espontâneas em cultivo consorciado de alface. 2013. xi, 31 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do consórcio das culturas de alface, rabanete e cebolinha na produção, índice de equivalência de área e infestação de plantas espontâneas. O experimento foi realizado na área de produção de hortaliças da Fazenda Água Limpa – FAL, da Universidade de Brasília – UnB, de fevereiro a maio de 2013. Foram sete tratamentos com três repetições com delineamento experimental de blocos ao acaso. Os tratamentos foram monocultura de alface, monocultura de rabanete, monocultura de cebolinha; consórcios duplos de alface e rabanete, alface e cebolinha, rabanete e cebolinha e o consórcio triplo de alface, rabanete e cebolinha. A produção das culturas foi avaliada medindo-se originalmente a massa fresca de 10 plantas de alface, a massa fresca de 20 plantas de rabanete e a massa fresca de 10 touceiras de cebolinha por parcela. As plantas espontâneas foram amostradas com a utilização de um quadro de madeira vazado de 25 x 25 cm jogado aleatoriamente nas parcelas. A melhor produtividade da alface foi observada na monocultura (27,7 ton/ha) que não diferiu do observado no consórcio duplo de alface e cebolinha e no consórcio triplo. A maior produtividade de rabanete foi observada na monocultura (8,8 kg/m) que não diferiu do observado nos consórcios duplos cebolinha e rabanete, alface e rabanete. Porém, diferiu do observado no consórcio triplo. A maior produtividade de cebolinha foi observada no 2 consórcio alface e cebolinha (2,77 kg/m) quenão diferiu do observado nos demais tratamentos. O maior valor do índice de equivalência de área foi observado no consórcio triplo (2,33) que embora tenha apresentado as menores produtividades para alface e rabanete, no conjunto apresentou maior produção por área. Os melhores resultados quanto à supressão de plantas espontâneas foram observados nas parcelas com consórcio triplo devido à velocidade e hábito de crescimento da alface estabelecida desde o inicio do experimento. Embora tenha sido observada maior produção da alface e rabanete em monocultura, o plantio em consórcio aproveita melhor a área e os demais recursos disponíveis como solo, água, luz e nutrientes, além de aumentar a diversidade de produtos e reduzir os riscos econômicos do produtor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Graduação em Agronomia, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons