Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5964
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaTherezaMendonca.pdf235,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Nitrogênio disponível no solo sob sistema de sucessão de milho e plantas de cobertura
Autor(es): Mendonça, Maria Thereza de
Orientador(es): Ramos, Maria Lucrécia Gerosa
Assunto: Capim-braquiária
Solos - manejo
Nitrogênio na agricultura
Solos - teor de nitrogênio
Data de apresentação: 24-Jul-2013
Data de publicação: 9-Set-2013
Referência: MENDONÇA, Maria Thereza de. Nitrogênio disponível no solo sob sistema de sucessão de milho e plantas de cobertura. 2013. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O uso de fertilizantes nitrogenados é um dos principais fatores que oneram a produção agrícola, pois este é o nutriente absorvido em maiores quantidades pela maioria das culturas. Concomitantemente, o uso de plantas de cobertura pode interferir positivamente na disponibilidade de nitrogênio para as plantas. O N disponível é o nitrogênio da zona radicular, proveniente de várias fontes, cuja forma química pode ser absorvida pelas raízes das plantas. Algumas plantas de cobertura podem interferir na disponibilização de N por diversos fatores, como: sistema radicular profundo, decomposição mais lenta, principalmente devido à relação C/N, produção elevada de fitomassa, etc. O objetivo deste trabalho foi quantificar o nitrogênio disponível em Latossolo sob o cultivo de plantas de cobertura no pré-plantio do milho em diferentes profundidades, com e sem aplicação de adubo nitrogenado. O experimento foi conduzido na EMBRAPA Cerrados, com delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições e em parcelas subdivididas. Nas parcelas foram plantadas as plantas de cobertura: Milheto(Pennisetumglaucum(L.) R. Brown), Feijão-Bravo-do-Ceará (Canavalia brasiliensis Mart e Benth), Crotaláriajuncea ( Crotaláriajuncea L.), Mucuna-preta ( Mucunaaterrima (Piper & Tracy) Merr.), Braquiária ( Brachiariaruziziensis) e a testemunha com vegetação espontânea; nas subparcelas os tratamentos foram: aplicação de 130 Kg/ha de nitrogênio, parcelada em duas vezes, e sem a aplicação de nitrogênio na cultura em subsequência (milho). O nitrogênio disponível no solo foi quantificado no pré-plantio do milho nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-20, 20-40 e 40-60 cm, utilizando-se o extrato químico de fosfato-borato tampão pH 11,2. Após a análise do N disponível no solo, pode-se concluir que houve efeito da adubação nitrogenada, a partir da profundidade de 10-20 cm; o milheto foi a planta de cobertura que promoveu maiores valores de N disponível no solo e o feijão bravo do ceará, os menores valores; houve efeito das plantas de cobertura somente na profundidade de 0-5 cm e que a aplicação de nitrogênio favorece uma homogeneidade na distribuição de N disponível no perfil do solo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons