Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5963
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BrunoFranciscoKerber.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do método do plantio cruzado na cultura da soja na região de Planaltina-GO
Autor(es): Kerber, Bruno Francisco
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Produtividade agrícola
Plantas - populações
Soja - plantio
Data de apresentação: 18-Jul-2013
Data de publicação: 9-Set-2013
Referência: KERBER, Bruno Francisco. Avaliação do método do plantio cruzado na cultura da soja na região de Planaltina-GO. 2013. 19 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O sistema de semeadura chamado ''plantio cruzado’’ surge como uma alternativa e uma inovação para um melhor aproveitamento da área em produções de soja, pois busca uma melhor alocação das plantas na área. O sistema possui uma forma diferente de semeadura, onde planta-se em linha de forma normal, e em seguida, é feito outra passada no sentido perpendicular da linha já plantada. O sistema busca um aumento na produtividade das lavouras de soja. Este trabalho teve como objetivo comparar a resposta de diferentes sistemas de semeadura e densidade em duas cultivares de soja, de ciclo semi-tardio e precoce, quanto às características agronômicas e produtividade. O experimento foi conduzido em parcelas de 4x4 m, utilizando uma cultivar precoce e outra de ciclo médio a semitardio. Foram feitos quatro repetições para cada tratamento: semeadura em fileira simples com 400kg de adubo; sistema de semeadura cruzado simples mantendo a população adequada por hectare e com 400kg de adubo e sistema de semeadura cruzado em dobro, dobrando o número de população por hectare e com 800kg de adubo. Na análise estatísitca foi utilizado o teste de Tukey, 5% de probabilidade, para comparação das médias dos tratamentos, em cada avaliação. Pela interpretação dos resultados pode-se concluir que os três sistemas de semadura apresentaram diferentes respostas para as características agronômicas, independente do hábito de crescimento das cultivares. A produtividade de grãos, tanto na cultivar de ciclo precoce como na semi-tardia, não foi afetada pelo plantio cruzado, população simples e população dobrada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons