Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5962
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaMoreiradaCruz.pdf2,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico no processo de desenvolvimento e aprendizagem na disciplina de educação física : estudo de caso na E.E.F. Paulo Saldanha e da E.E.F.M. Alkindar Brasil de Arouca
Autor(es): Cruz, Maria Moreira da
Orientador(es): Fonseca, Sandro Marcelo da
Assunto: Aprendizagem
Educação física
Jogos educativos
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 7-Jul-2013
Data de publicação: 5-Set-2013
Referência: CRUZ, Maria Moreira da. O lúdico no processo de desenvolvimento e aprendizagem na disciplina de educação física: estudo de caso na E.E.F. Paulo Saldanha e da E.E.F.M. Alkindar Brasil de Arouca. 2013. 63 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Guajará-mirim-RO, 2013.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo ressaltar o processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno usando o lúdico como metodologia na disciplina de educação física. Para tanto se utilizou da pesquisa de campo e bibliográfica. Para a coleta de dados foi aplicado questionário com perguntas fechadas a professores de duas escolas pública da rede municipal. Nesse contexto, pretendeu-se responder à problemática: De que maneira o lúdico irá contribuir na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos nas aulas de educação física das escolas pesquisadas? O lúdico na Educação colabora com a aprendizagem pelo fato de não se preocupar somente com a solução e questão da educação, pois visualiza também o desenvolvimento dos exercícios de um modo positivo, permitindo o crescimento cognitivo do aluno. A análise dos dados coletas foi realizada a partir da confrontação dos dados relativos à utilização do lúdico nas aulas de educação física e sua contribuição para o processo de aprendizagem dos alunos. Os resultados expõem que a utilização do lúdico nas aulas de educação física contribui para o processo de aprendizagem dos alunos e em ambas as escolas pesquisadas o uso do lúdico na educação física contribui para a aproximação do esporte e atrai indivíduos para maior interesse em desenvolver suas atividades no espaço escolar. A participação dos alunos nas atividades lúdicas durante as aulas de educação física foram classificadas como excelente na visão dos professores. Bem como que, o bom êxito de toda atividade lúdica depende exclusivamente do bom preparo e liderança do professor. No desenvolvimento das atividades de educação física no espaço escolar, o papel do professor é de suma importância, pois é ele quem cria os espaços, disponibiliza materiais, participa das brincadeiras, ou seja, faz a mediação da construção do conhecimento. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to highlight the process of development and student learning using the playful as a methodology in physical education classes. For that we used field research and literature. For data collection questionnaire was applied to closed questions to teachers from two public schools in the municipal. In this context, we sought to answer the problem: In what way will contribute to the playful learning and development of students in physical education classes in schools surveyed? Games in Education collaborates with learning by not only be concerned with the solution and the question of education, as well as view the development of the exercises in a positive way, allowing the student cognitive growth. Analysis of the data collection was carried out from the comparison of data on the use of the ludic in physical education classes and their contribution to the learning process of students. The results state that the use of the ludic in physical education contributes to the learning process of students in both schools and researched the use of playful physical education contributes to the approach of the sport and attracts individuals to develop greater interest in their activities at school Students' participation in recreational activities during physical education classes were classified as excellent in the view of teachers. As well as that, the success of any play activity depends exclusively on good preparation and teacher leadership. In the development of physical education in school, the teacher's role is of paramount importance because it is he who creates spaces, available materials, participating in the games, or mediates the construction of knowledge.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil – Polo de Porto Velho-RO, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons