Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5962
Título: | O lúdico no processo de desenvolvimento e aprendizagem na disciplina de educação física : estudo de caso na E.E.F. Paulo Saldanha e da E.E.F.M. Alkindar Brasil de Arouca |
Autor(es): | Cruz, Maria Moreira da |
Orientador(es): | Fonseca, Sandro Marcelo da |
Assunto: | Aprendizagem Educação física Jogos educativos Atividades lúdicas |
Data de apresentação: | 7-Jul-2013 |
Data de publicação: | 5-Set-2013 |
Referência: | CRUZ, Maria Moreira da. O lúdico no processo de desenvolvimento e aprendizagem na disciplina de educação física: estudo de caso na E.E.F. Paulo Saldanha e da E.E.F.M. Alkindar Brasil de Arouca. 2013. 63 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Guajará-mirim-RO, 2013. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo ressaltar o processo de
desenvolvimento e aprendizagem do aluno usando o lúdico como metodologia na
disciplina de educação física. Para tanto se utilizou da pesquisa de campo e
bibliográfica. Para a coleta de dados foi aplicado questionário com perguntas
fechadas a professores de duas escolas pública da rede municipal. Nesse contexto,
pretendeu-se responder à problemática: De que maneira o lúdico irá contribuir na
aprendizagem e desenvolvimento dos alunos nas aulas de educação física das
escolas pesquisadas? O lúdico na Educação colabora com a aprendizagem pelo fato
de não se preocupar somente com a solução e questão da educação, pois visualiza
também o desenvolvimento dos exercícios de um modo positivo, permitindo o
crescimento cognitivo do aluno. A análise dos dados coletas foi realizada a partir da
confrontação dos dados relativos à utilização do lúdico nas aulas de educação física
e sua contribuição para o processo de aprendizagem dos alunos. Os resultados
expõem que a utilização do lúdico nas aulas de educação física contribui para o
processo de aprendizagem dos alunos e em ambas as escolas pesquisadas o uso
do lúdico na educação física contribui para a aproximação do esporte e atrai
indivíduos para maior interesse em desenvolver suas atividades no espaço escolar.
A participação dos alunos nas atividades lúdicas durante as aulas de educação
física foram classificadas como excelente na visão dos professores. Bem como que,
o bom êxito de toda atividade lúdica depende exclusivamente do bom preparo e
liderança do professor. No desenvolvimento das atividades de educação física no
espaço escolar, o papel do professor é de suma importância, pois é ele quem cria os
espaços, disponibiliza materiais, participa das brincadeiras, ou seja, faz a mediação
da construção do conhecimento. _________________________________________________________________________ ABSTRACT This research aims to highlight the process of development and student learning using the playful as a methodology in physical education classes. For that
we used field research and literature. For data collection questionnaire was applied to
closed questions to teachers from two public schools in the municipal. In this context, we
sought to answer the problem: In what way will contribute to the playful learning and
development of students in physical education classes in schools surveyed? Games in
Education collaborates with learning by not only be concerned with the solution and the
question of education, as well as view the development of the exercises in a positive
way, allowing the student cognitive growth. Analysis of the data collection was carried
out from the comparison of data on the use of the ludic in physical education classes and
their contribution to the learning process of students. The results state that the use of the
ludic in physical education contributes to the learning process of students in both schools
and researched the use of playful physical education contributes to the approach of the
sport and attracts individuals to develop greater interest in their activities at school Students' participation in recreational activities during physical education classes were
classified as excellent in the view of teachers. As well as that, the success of any play
activity depends exclusively on good preparation and teacher leadership. In the
development of physical education in school, the teacher's role is of paramount
importance because it is he who creates spaces, available materials, participating in the games, or mediates the construction of knowledge. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil – Polo de Porto Velho-RO, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons