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Título: Visitas orientadas em “Canteiros Abertos” : um projeto de educação patrimonial como instrumento de cidadania
Autor(es): Santos, Graco Melo
Orientador(es): Silva, Carlos José Rodrigues da
Assunto: Patrimônio cultural
Inclusão social
Turismo
Acessibilidade
Data de apresentação: 2005
Data de publicação: 2-Set-2009
Referência: SANTOS, Graco Melo. Visitas orientadas em “Canteiros Abertos”: um projeto de educação patrimonial como instrumento de cidadania. 2005. 65 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
Resumo: Este trabalho pretende contribuir para promover igualdade, promoção social, educação, fomento cultural e atratividade turística através de iniciativa de acessibilidade ao patrimônio cultural de uma forma inovadora. É uma pesquisa exploratória propositiva. O objeto deste é a proposição de modelo para realização de visitas orientadas e registro documental de edificações públicas, de relevante interesse arquitetônico, tecnológico, histórico e cultural. Buscando com isso o resgate da cidadania, do senso de pertencimento, e o incremento do turismo na localidade envolvida. O trabalho apresenta análises dos conceitos teóricos de desenvolvimento sustentável, acessibilidade, práxis pedagógica, cidadania, gestão de projetos, planejamento de marketing e preservação do patrimônio cultural. Com esse exame, elaborou-se um projeto de visitação e documentação de “canteiro aberto” e propomos algumas dinâmicas. Pretende-se favorecer, enquanto instrumento, a inclusão e a justiça social.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2005.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2005.04.TCC.596
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