Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5918
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CinthiaCampos.pdf394,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação da mãe adolescente com o seu filho e o brincar como ato de cuidado : histórias de vida na Ceilândia – DF
Autor(es): Campos, Cínthia
Orientador(es): Furlan, Paula Giovana
Assunto: Lactentes - cuidado e tratamento
Gravidez na adolescência
Mãe e filhos
Data de apresentação: 6-Mar-2013
Data de publicação: 28-Ago-2013
Referência: CAMPOS, Cínthia. Relação da mãe adolescente com o seu filho e o brincar como ato de cuidado: histórias de vida na Ceilândia – DF. 2013. 36 f. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A adolescência é um período da vida que gera diversas mudanças físicas, psicológicas e nas relações interpessoais. Uma gravidez nessa fase pode repercutir na relação também da adolescente com seu filho, visto a maternidade precoce, e variar dependendo do contexto de vida. O vínculo formado desde o ventre tem repercussão na relação com a mãe e a atividade do brincar é considerada importante para o desenvolvimento do filho. O presente estudo teve como objetivo conhecer o cuidado ao filho pela mãe na adolescência. Verificou-se também as influências externas à relação mãe-filho e se o fato de estar na adolescência compromete no cuidado ao bebê. Essa pesquisa se insere na abordagem qualitativa e fenomenológica, sendo um estudo de caso. Participaram da pesquisa duas mães adolescentes, residentes de Ceilândia- Distrito Federal, inseridas em contextos diferentes e opostos em relação ao planejamento da gravidez e ao apoio familiar. A produção dos dados se deu por entrevista semiestruturada baseada em um roteiro prévio elaborado pela pesquisadora. A sistematização e a análise de dados foram feitas através da abordagem da história de vida, que buscou compreender o momento atual considerando o que foi vivido até o momento de produção de dados da pesquisa, dando destaque às relações sociais que foram investigadas. Garotas, jovens, contextos diferentes, histórias únicas e algo em comum: saber a importância de brincar e considerar essa atividade como um ato de cuidado ao criar seu filho. Resultados: ser mãe pode ser um papel difícil e algo inesperado em qualquer idade, o apoio familiar é fundamental em todos os sentidos e uma adolescente pode sim ser uma boa mãe.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2013.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons