Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5917
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EricKleberRochaLopes.pdf419,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Centro de Atenção Psicossocial : desafios e perspectivas em saúde mental
Autor(es): Lopes, Eric Kleber Rocha
Orientador(es): Santos, Josenaide Engracia dos
Assunto: Serviços de saúde mental
Saúde mental
Data de apresentação: 22-Jul-2013
Data de publicação: 28-Ago-2013
Referência: LOPES, Eric Kleber Rocha. Centro de Atenção Psicossocial: desafios e perspectivas em saúde mental. 2013. 33 f. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo analisou a produção científica a respeito dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), mediante artigos publicados a partir da promulgação da Lei Federal 10.216/2001, no período de 2001 a 2005. Para realizar a análise, os artigos foram classificados de acordo com o tema correlacionado ao CAPS. Ao analisar os dados, foi possível concluir que, apesar da legislação vigente, o processo para construção dos Centros de Atenção Psicossocial caracteriza-se por vários desafios de consolidação do processo de desinstitucionalização. Além disso, mesmo com a promulgação da Lei 10.216/2001, muitos CAPS não funcionam adequadamente. Sendo assim, é preciso avaliar os CAPS para um melhor desempenho na atenção em saúde mental. Muitos aspectos relacionados ao novo modelo assistencial ainda devem ser trabalhados para que haja eficácia nessa forma de tratamento. Percebe-se que ainda existe muito preconceito relacionado à saúde mental e esse novo modelo de assistência possibilita a superação desse estigma. Apesar dos avanços, a assistência fornecida por muitos CAPS ainda tem sido considerada insuficiente, apresentando dificuldades em oferecer ao paciente um atendimento de ressocialização por completo. Mesmo assim, pode-se dizer que esse modelo de assistência em saúde mental tem sido de fundamental importância para a melhoria na forma de tratar esses pacientes. Por meio dos serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico é possível promover a inserção social dos usuários, abandonando-se o modelo asilar, visando sempre a qualidade de vida e o convívio social.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2013.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons