Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5913
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JeanPauloLoiolaLima.pdf502,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O compromisso ético do professor da área de ciências com a realidade social e a formação cidadã : uma breve reflexão
Autor(es): Lima, Jean Paulo Loiola
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Ética
Professores de ciência - formação
Professores de química
Data de apresentação: 24-Jul-2013
Data de publicação: 28-Ago-2013
Referência: LIMA, Jean Paulo Loiola. O compromisso ético do professor da área de ciências com a realidade social e a formação cidadã: uma breve reflexão. 2013. 34 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Cada vez mais o cidadão tem sido instado a tomar decisões acerca dos variados temas em debate em nosso país. Recentemente, vultosas manifestações ganharam corpo nas ruas brasileiras e, como consequência, muito se tem discutido sobre a participação popular no processo decisório de grandes temas nacionais. A motivação maior da reivindicações populares passa pela adoção, por parte dos agentes estatais de práticas morais alinhadas ao interesse ao do povo. De pano de fundo, tem-se aqui o debate ético e sua repercussão como prática moral no dia a dia. Nesse contexto cabe refletir como a atuação do professor pode contribuir na formação ética do educando. O presente trabalho objetiva discutir, a partir da reflexão de pensadores da Renascença até Educadores contemporâneos a necessidade do componente ético na prática docente. Inicialmente trataremos da questão sob um espectro mais amplo, não delimitando área do conhecimento e enfatizando, portanto, que o compromisso do desenvolvimento ético, que ultrapasse as fronteiras do conteúdos, é dever inerente à atuação do professor de maneira geral. É tratado em seguida como esse pensar ético pode e deve ser conduzido na prática docente do professor de ciência. Delimitando um pouco mais, se falará da possibilidade e da necessidade de o professor de Química trazer o discurso ético, compromissado com formação cidadã e com os valores coletivos, para dentro das salas de aulas. Ao desenvolver o tema, serão trazidos questionamentos à ética vigente de valores individualistas tendo como alternativa a promoção da igualdade entre as pessoas e o compromisso com a cidadania a partir de abordagem de temas que capacitem o sujeito a influenciar na realidade e atuar como vetor da busca de uma sociedade humanista e fraterna.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons