Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5912
Título: | Estudo das zeólitas e sua aplicabilidade no ensino médio |
Autor(es): | Silva, Caroline Meneses da |
Orientador(es): | Gauche, Ricardo |
Coorientador(es): | Dias, Sílvia Cláudia Loureiro |
Assunto: | Química - estudo e ensino Zeolitos |
Data de apresentação: | 24-Jul-2013 |
Data de publicação: | 28-Ago-2013 |
Referência: | SILVA, Caroline Meneses da. Estudo das zeólitas e sua aplicabilidade no ensino médio. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | No presente trabalho utilizou-se o tema zeólitas e suas diversas aplicabilidades para serem abordadas no ensino de Química, mais especificamente no primeiro ano do ensino médio como método de separação de misturas. O assunto a ser discorrido foi sugerido pelo meu orientador, Ricardo Gauche. Como bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC), acompanhei por dois anos, o trabalho de aplicação de zeólitas em adsorções de hidrocarbonetos policiclos aromáticos (HPAs), realizado no Laboratório de Catálise do Instituto de Química na Universidade de Brasília; sob orientação da minha co-orientadora, Sílvia Cláudia Loureiro Dias. No primeiro capítulo deste estudo, denominado como: Contextualização no Ensino de Química, abordaremos o surgimento da preocupação e a importância desta prática no ensino. Já, no segundo capítulo sugerimos uma perspectiva para o estudo de zeólitas no ensino de Química. O trabalho – critérios de elaboração é o terceiro capítulo, nele indicamos os embasamentos teóricos, os quais foram utilizados para a construção deste trabalho e do texto que se encontra no apêndice: Areia de gatos, sabões para lavar roupas e tratamento de efluentes, o que há de comum entre eles? |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons