Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de | - |
dc.contributor.author | Santos, Nattacha Lidiany Fernandes dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Nattacha Lidiany Fernandes dos. A relação professor-aluno em turmas de aceleração: a importância da afetividade. 2013. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013. | en |
dc.description.abstract | O histórico da educação brasileira é marcado por altos índices de reprovação e evasão escolar, o que motivou a criação do Programa de Aceleração da Aprendizagem, política que se configurou como uma estratégia de combate ao fracasso escolar. O programa foi adotado e implantado em 2000 pelo Governo do Distrito Federal, sendo remodelado em 2012, quando foi denominado Programa para a Correção da Distorção Idade/Série (CEDIS). Seu objetivo é corrigir o problema da defasagem idade-série, acelerando de um a dois anos os estudantes que estão fora do fluxo escolar. Entendendo que no programa de aceleração a relação professor-aluno é de suma importância, procurou-se neste trabalho investigar a relação professor-aluno com especial atenção na afetividade e seu papel na promoção da aprendizagem. Para tanto, foram utilizados três instrumentos para a construção dos dados: observação, entrevista e questionário. Participaram da pesquisa dois professores que atuam em turmas de aceleração em escolas públicas de Planaltina-DF e seus respectivos estudantes. Constatou-se que tanto os professores quanto os discentes apontaram a necessidade de mudanças no programa de modo a melhorar a qualidade de ensino; apontam necessidades de mudanças nos recursos pedagógicos que são disponibilizados para o programa e, também, na adequação dos conteúdos relativos a duas séries/anos que são trabalhados em apenas um ano. Quanto à afetividade, os participantes da pesquisa conseguem ver que ela está presente na relação professor-aluno, porém apresentam dificuldades para defini-la e associá-la com a apropriação de conhecimento. Os resultados mostram que não só o programa de aceleração precisa ser revisado, como também se faz necessário sensibilizar os professores quanto à importância da afetividade na relação professor-aluno, conscientizando-os que ela pode contribuir para a aprendizagem dos educandos e também para o seu resgate e emancipação. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Qualidade (Educação) | en |
dc.subject.keyword | Afetividade | en |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | en |
dc.title | A relação professor-aluno em turmas de aceleração : a importância da afetividade | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-08-26T14:38:31Z | - |
dc.date.available | 2013-08-26T14:38:31Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-26T14:38:31Z | - |
dc.date.submitted | 2013-07-23 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5908 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|