Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5902
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ViniciusCarlosChaves.pdf453,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios da prática docente no ensino de ciências naturais e concepções de educação ambiental
Autor(es): Chaves, Vinícius Carlos
Orientador(es): Saraiva, Regina Coelly Fernandes
Assunto: Professores de ciência - formação
Educação ambiental
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 23-Jul-2013
Data de publicação: 21-Ago-2013
Referência: CHAVES, Vinícius Carlos. Desafios da prática docente no ensino de ciências naturais e concepções de educação ambiental. 2013. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: A sociedade nos dias atuais exige um cidadão consciente, participativo e responsável na sua maneira de viver. Diante disso, é posta a educação como um instrumento de formação deste cidadão, sendo fundamental nesse processo uma Educação Ambiental crítica e transformadora. É possível compreender a Educação Ambiental como um processo de construção de valores sociais, e não apenas um instrumento de defesa ambiental. O presente estudo analisou percepções e vivências de Educação Ambiental dos estudantes de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina. O objetivo da pesquisa foi analisar percepções de Educação Ambiental e contribuir com a futura prática docente do professor de Ciências Naturais. Os resultados apontam que os licenciandos de Ciências Naturais possuem diferentes percepções de Educação Ambiental com predomínio de concepções voltadas para a corrente crítica e emancipatória. Esse aspecto evidencia que a formação superior dos licenciados em Ciências Naturais tem contribuído na formulação de percepções mais críticas da Educação Ambiental e estimulado uma futura prática docente mais comprometida com a cidadania e sustentabilidade ambiental.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons