Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5902
Título: | Desafios da prática docente no ensino de ciências naturais e concepções de educação ambiental |
Autor(es): | Chaves, Vinícius Carlos |
Orientador(es): | Saraiva, Regina Coelly Fernandes |
Assunto: | Professores de ciência - formação Educação ambiental Ciências - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 23-Jul-2013 |
Data de publicação: | 21-Ago-2013 |
Referência: | CHAVES, Vinícius Carlos. Desafios da prática docente no ensino de ciências naturais e concepções de educação ambiental. 2013. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013. |
Resumo: | A sociedade nos dias atuais exige um cidadão consciente, participativo e responsável na sua maneira de viver. Diante disso, é posta a educação como um instrumento de formação deste cidadão, sendo fundamental nesse processo uma Educação Ambiental crítica e transformadora. É possível compreender a Educação Ambiental como um processo de construção de valores sociais, e não apenas um instrumento de defesa ambiental. O presente estudo analisou percepções e vivências de Educação Ambiental dos estudantes de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina. O objetivo da pesquisa foi analisar percepções de Educação Ambiental e contribuir com a futura prática docente do professor de Ciências Naturais. Os resultados apontam que os licenciandos de Ciências Naturais possuem diferentes percepções de Educação Ambiental com predomínio de concepções voltadas para a corrente crítica e emancipatória. Esse aspecto evidencia que a formação superior dos licenciados em Ciências Naturais tem contribuído na formulação de percepções mais críticas da Educação Ambiental e estimulado uma futura prática docente mais comprometida com a cidadania e sustentabilidade ambiental. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons