Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Juliana Eugênia | - |
dc.contributor.author | Pereira, Sarah Grace Maciel | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Sarah Grace Maciel. Desafios e possibilidades do ensino de crianças com autismo. 2013. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013. | en |
dc.description.abstract | A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2000) define o autismo como um Transtorno Global do Desenvolvimento, caracterizado por alterações ou anormalidades no desenvolvimento infantil, detectado até o terceiro ano de vida. Apesar da variabilidade de características que compõem o transtorno, é importante salientar que grande parte das crianças que são diagnosticadas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) não apresenta deficiências em todas as áreas do desenvolvimento, dependendo do ambiente familiar e social, pode ser que ocorra ou não um maior desenvolvimento de suas habilidades comportamentais. O objetivo deste trabalho foi identificar e descrever as metodologias de ensino para a mediação do conhecimento a crianças autistas em um centro de ensino especial do Distrito Federal, com vistas à inclusão, bem como identificar os desafios e possibilidades envolvidos no processo mediacional. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro professores e aplicado um questionário para a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento (CEA). Os resultados evidenciaram que o centro trabalha com alunos autistas que apresentam grave comprometimento, por isso, as mediações com vistas à inclusão, entendida como o ingresso e permanência do aluno autista na sala regular, parecem não ser o foco principal do trabalho da instituição. O foco, segundo a coordenadora e os professores, centra-se na autonomia do aluno autista, por isso, a escola utiliza o currículo funcional. Quanto às facilidades de se ensinar autistas, os professores destacaram a relação professor-aluno; quanto às dificuldades, destacaram a falta de estrutura da escola. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Crianças deficientes - educação | en |
dc.subject.keyword | Autismo em crianças | en |
dc.title | Desafios e possibilidades do ensino de crianças com autismo | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-08-21T13:26:28Z | - |
dc.date.available | 2013-08-21T13:26:28Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-21T13:26:28Z | - |
dc.date.submitted | 2013-07-22 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5900 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|