Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5894
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LudmillaXavierDaGuirra.pdf316,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ludicidade no ensino de ciências : um estudo para além da diversão
Autor(es): Guirra, Ludmila Xavier da
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Atividades lúdicas
Prática de ensino - ciências
Ciências (Ensino fundamental)
Data de apresentação: Jul-2013
Data de publicação: 20-Ago-2013
Referência: GUIRRA, Ludmila Xavier da. Ludicidade no ensino de ciências: um estudo para além da diversão. 2013. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo investigar a percepção do lúdico e de suas funções sobre o ensino de ciências na visão de professores e alunos das séries finais do ensino fundamental. O interesse por esse tema se deve às constatações de Carvalho (1996) de que o lúdico é proibido na escola após a educação infantil, e que por outro lado, o lúdico pode ser grande agente mobilizador de aprendizagens por criar espaços de possibilidades (Vygotsky, 1999). Participaram dessa pesquisa 35 alunos das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Planaltina-DF e seus respectivos professores de ciências. Para conhecer a percepção dos alunos e dos professores sobre o papel do lúdico em sala de aula, especialmente nas aulas de ciências, foi criado um roteiro de entrevista para professores e um questionário para alunos. Este estudo demonstrou que o lúdico é percebido, tanto pelos professores como pelos alunos, como uma mediação pedagógica prazerosa e capaz de promover aprendizagem. No entanto, demonstrou, também, que pouco uso é feito do lúdico nas aulas de ciências, e que os professores, tanto em seu processo de formação acadêmica, quanto em suas vidas escolares quando crianças e adolescentes, não vivenciaram o lúdico como estratégia mediacional, o que talvez, esteja dificultando seu uso na sua atuação profissional. Assim, a presente pesquisa traz como contribuição a indicação de cursos de formação continuada que discutam efetivamente as definições e uso da ludicidade no ensino de ciências, haja vista a necessidade de se ampliar os conceitos dos professores sobre o que é o lúdico e sobre como é possível mediar os conceitos da disciplina ciências a partir dele.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons