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Título: O uso do ambiente virtual de aprendizagem no ensino da língua portuguesa : uma proposta de (re)inserção do jovem e adulto no sistema educacional
Autor(es): Soares, Giana Gil
Orientador(es): Paz, Ana América Magalhães Ávila
Coorientador(es): Kotz, Deliene Lopes Leite
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Língua Portuguesa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação à distância
Língua portuguesa - estudo e ensino
Ambientes virtuais de aprendizagem
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 15-Ago-2013
Referência: SOARES, O uso do ambiente virtual de aprendizagem no ensino da língua portuguesa : uma proposta de (re)inserção do jovem e adulto no sistema educacional. 2010. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Este projeto propõe o uso do Ambiente Virtual e Colaborativo de Aprendizagem no ensino da Língua Portuguesa, curso realizado na modalidade a distância e dirigido ao segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, como importante oportunidade de (re)inserção de jovens e adultos no sistema educacional. A dialogicidade do processo educativo e o respeito à cultura do educando harmonizam-se com a Educação a Distância, modalidade centrada na comunicação. Os sujeitos se percebem construtores do conhecimento nas relações sociais, na atuação na sociedade, no uso da língua nas instâncias públicas, e a expansão de tais ações e capacidades é proposta do curso de Língua Portuguesa via internet, que constitui mais uma ferramenta para o aperfeiçoamento pessoal e profissional, para a vivência da fraternidade, da cooperação, da tolerância e de um progressivo conhecimento levando em conta a aceitação da diversidade. A demanda crescente de jovens e adultos que, em grande medida, são trabalhadores dos diversos setores da economia que tencionam retomar os estudos e concluir a educação básica, mas razões diversas os impedem a frequência às aulas na modalidade presencial, também devem receber atenção nas suas especificidades: perfil socioeconômico, étnico, de gênero, na participação na sociedade. Embora a educação a distância seja oferecida ao público de EJA pela Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 2006 (segundo segmento), a reformulação do curso de Língua Portuguesa, ocorrida a partir de março de 2010, foi motivada pelas valiosas contribuições proporcionadas pelo Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em Educação de Jovens e Adultos. Nesse sentido, a expectativa deste trabalho é oferecer um curso mais próximo da realidade dos estudantes de EJA, que abranja questões atuais, que promova o debate sobre diversos assuntos de interesse comum, valorize a cultura, os valores e a experiência dos estudantes envolvidos, promova a ampliação da competência discursiva nas situações de interação social, rompa atitudes de preconceito em relação a variedades linguísticas, tornando disponíveis materiais de estudo e vídeos que apresentem tais variedades como eventos naturais numa língua viva, dinâmica, que sofre a influência dos próprios falantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5858
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