Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5822
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FauraNormaAndradePérez.pdf577,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O imperativo nas histórias em quadrinhos
Autor(es): Pérez, Faura Norma Andrade
Orientador(es): Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Língua portuguesa - verbos
Histórias em quadrinhos
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 12-Ago-2013
Referência: PÉREZ, Faura Norma Andrade. O imperativo nas histórias em quadrinhos. 2013. 26 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: No presente artigo serão apresentadas as variações linguísticas recorrentes no uso do Imperativo, nas Histórias em Quadrinhos (HQs), observando- se suas duas variantes, a do modo Subjuntivo e a do modo Indicativo. Neste trabalho de natureza descritivo-explicativa, utilizaremos a metodologia da Sociolinguística Quantitativa, com base em Labov (1965), Tarallo (1985), Cesário e Votre (2008). No desenvolvimento da análise, utilizaremos diferentes HQs, como a Turma da Mônica, Cascão e Chico Bento dos anos 1988 a 2013. Neste estudo confirma-se que o Imperativo do Subjuntivo e o Imperativo do Indicativo, conforme argumentam muitos autores, figuram, quase sempre, na polaridade afirmativa, ao passo que, na polaridade negativa o uso corriqueiro é do Imperativo do Subjuntivo.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons