Resumo: | Este trabalho busca compreender, sob a luz de teorias sociológicas, o reflexo do fenômeno decasségui na educação de crianças e jovens brasileiros residentes no Japão. Para atingir tal objetivo, recorreu-se aos trabalhos de Jeffrey Lesser, Tomo Handa, Lili Kawamura, Takeyuki Tsuda e Hiroshi Saito e outros autores como leitura complementar e referência histórica. Identificou-se algumas características relacionadas ao fenômeno vivenciadas pelos imigrantes, tais como migração circular, crise de identidade, conflitos de classes e alienação social. No âmbito escolar, descreveu-se brevemente as condições de acesso à educação por parte desse grupo, ou seja, a rede escolar japonesa e a rede escolar brasileira no Japão e seus respectivos funcionamentos. Espera-se, com este estudo, ter demonstrado a relevância da discussão acerca da escolaridade para esse grupo. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work aims at understanding, from the perspective of sociological theories, the impact of the dekasegi phenomenon on the education of Brazilian children living in Japan. In order to achieve this goal, the works of Jeffrey Lesser, Tomo Handa, Lili Kawamura, Takeyuki Tsuda and Hiroshi Saito served as main references. Other papers were used as supplementary reading and historical reference. It was identified some characteristics related to this migration phenomenon, such as circular migration, identity crisis, class conflicts and social alienation. In the context of education, it was briefly described the conditions of access to education for this group, that is, Japanese school system and Brazilian school system in Japan and the way they operate. It is expected that this study demonstrate the relevance of the discussion regarding the education for this group. |