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Título: As influências das crenças dos alunos acerca do corpo docente em relação à aprendizagem de japonês como LE : estudo de caso
Autor(es): Umetsu, Rafaella Kazue Gitirana
Orientador(es): Mukai, Yûki
Assunto: Professores e alunos
Aquisição da segunda língua
Língua japonesa - estudo e ensino
Professores de japonês
Data de apresentação: 19-Jul-2013
Data de publicação: 9-Ago-2013
Referência: UMETSU, Rafaella Kazue Gitirana. As influências das crenças dos alunos acerca do corpo docente em relação à aprendizagem de japonês como LE: estudo de caso. 2013. xi, 50 f., il. Monografia (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os professores são os guias durante toda a nossa vida acadêmica. Compreende-se que os fatores socioculturais dos aprendizes interferem ou propulsionam, dependendo da positividade ou negatividade dos mesmos, a sua aprendizagem de LE (língua estrangeira). O relacionamento social dinâmico e de poder entre alunos e professor pode influenciar, de maneira tanto positiva quanto negativa, estes tais fatores socioculturais. O presente trabalho tem o objetivo de investigar as influências das crenças dos alunos acerca do corpo docente na sua aprendizagem de japonês como LE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e sua natureza é o estudo de caso. O contexto analisado é uma disciplina do oitavo semestre do curso de Letras-Japonês de uma universidade pública do Distrito Federal no Brasil e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: questionário misto, observações de aulas, notas de campo e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos demonstram que o relacionamento entre alunos e professores e as crenças dos alunos acerca do corpo docente afetam diretamente e indiretamente a aprendizagem de LE e também que o relacionamento entre alunos e professores ajuda a construir certas características identitárias constatadas nesta pesquisa. Espera-se que, a partir deste estudo, professores e alunos reflitam sobre a positividade e a negatividade no ensino-aprendizagem de japonês, derivado das identidades e crenças dos alunos acerca do corpo docente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Teachers are guides throughout our academic life. It is understood that sociocultural factors interfere or propel the learners, depending on the positivity or negativity of the same, their learning of FL (foreign language). The social relationship and power dynamic between students and teacher can influence, in both positive and negative ways, such sociocultural factors. The present work is to investigate the influences of students' beliefs about the teaching body in their learning of Japanese as FL. This is a qualitative research and its nature is the case study. The context analysis is a discipline of the eighth semester of the Japanese Course of a public university in the Federal District of Brazil and the instruments of data collection used were: mixed questionnaire, classroom observations, field notes and a semi-structured interview. The results were that the relationship between students and teachers and students' beliefs about teaching body affect directly and indirectly the learning of FL and also that the relationship between students and teachers helps build certain identity traits found in this research. It is hoped that from this study, teachers and students reflect on the positivity and negativity in the teaching-learning of Japanese, derived identities and beliefs of students about the teaching body.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Língua e Literatura Japonesa, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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