Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5800
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IsabellaBarbosaSilva.pdfMonografia2,58 MBAdobe PDFver/abrir
2013_IsabellaBarbosaSilva_projeto.pdfProjeto8,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ferramenta on-line para aprendizagem colaborativa
Autor(es): Silva, Isabella Barbosa
Orientador(es): Camara, Rogerio José
Assunto: Educação à distância
Tecnologia na educação
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 8-Ago-2013
Referência: SILVA, Isabella Barbosa. Ferramenta on-line para aprendizagem colaborativa. 2013. 79, [10] f. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Neste relatório apresenta-se o desenvolvimento do aplicativo para dispositivos móveis ‘Pontes’ com foco em processos colaborativos no formato “perguntas e respostas” vol- tada para alunos do ensino médio. Esta ferramenta poderá ser utilizada pelos alunos para tirar dúvidas acadêmicas que eventualmente possam surgir fora do ambiente escolar em um meio que propicie a dialética e a colaboração e estimule o pensamento crítico. Trata-se de um projeto acadêmico desenvolvido como Diplomação em Progra- mação Visual no curso de Desenho Industrial da Universidade de Brasília. Parte-se de uma revisão teórica que se inicia nos princípios da Educação a Distância e se des- dobra em áreas relacionadas, como E-learning, cultura digital, modelos educacionais, colaboração, interações mediadas por computador, dentre outros. Assim, procura-se propor uma solução que aborde os objetos de pesquisa, refetindo sobre as diretri- zes geradas ao longo do processo. O trabalho projetual vai desde o levantamento de requisitos, passando pela estruturação do produto, até o desenvolvimento de sua interface gráfca. O percurso metodológico iniciou-se com a revisão bibliográfca dos princípios da educação e colaboração em ambientes virtuais, onde em cada etapa são observados diversos requisitos e diretrizes, seguido por um estudo do contexto do aluno de ensino médio brasileiro, análise de similares, levantamento dos principais requisitos, estruturação e geração de alternativas fundamentadas nas diretrizes do projeto, desenvolvimento gráfco e refexão a respeito da alternativa gerada e seus processos educacionais. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This report presents the development of the mobile application ‘Pontes’ focused on collaborative process in the format “questions and answers” aiming high school stu- dents. This tool can be used by students to solve academic doubts that may arise out of the school environment in a way that fosters collaboration and dialectics, stimulating critic thought. It is an academic project developed as a bachelor degree in Graphic Design at the University of Brasilia. Start with a literature review that begins on the principles of the Distance Education and unfolds in related areas such as E-learning, digital culture, educational models, collaboration, computer-mediated interactions, among others. Thus, it tempts to propose a solution that addresses the research objects refecting on guidelines generated throughout the process. The project work extends from requirements gathering, through the structuring of the product until the development of its graphical interface. The methodological process began with a lite- rature review of the principles of education and collaboration in virtual environments, where in each step are observed many guidelines and requirements, followed by a study of the context of the Brazilian high school student, similar analysis, gathering of major requirements, generation of alternatives based on the guidelinesof the project, graphic development and refection on the generated alternative and their educational processes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2013.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons