Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5795
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ClaraCristinadeSouzaRêgo.pdf16,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fonte para corpos pequenos : uma alternativa para a bula de remédios
Autor(es): Rêgo, Clara Cristina de Souza
Orientador(es): Monteiro, André Camargo Thomé Maya
Coorientador(es): Dietzsch, Rafael
Assunto: Comunicação visual
Projeto gráfico (Tipografia)
Bula de medicamentos
Data de apresentação: 16-Jul-2013
Data de publicação: 7-Ago-2013
Referência: RÊGO, Clara Cristina de Souza. Fonte para corpos pequenos: uma alternativa para a bula de remédios. 2013. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A leitura e compreensão da bula de medicamento direcionada aos pacientes é uma tarefa difícil, tanto pela linguagem utilizada quanto pela forma que a bula se apresenta ao leitor, pois, na prática, não há padronização desse tipo de impresso. Em pouco tempo de busca nas prateleiras de uma farmácia, é possível encontrar remédios com bulas de cores, papéis e informações diferentes, mas uma coisa em comum: fontes tão pequenas que as informações ficam quase ilegíveis. Por ser um problema amplamente conhecido e grave, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou um conjunto de regras para melhorar essa realidade. Entre as diversas regras, há a imposição do uso da fonte Times New Roman em todas as bulas de medicamentos comercializados no Brasil. Mas seria essa a escolha tipográfica mais adequada ao contexto apresentado? Este projeto é dedicado ao estudo e desenvolvimento do desenho de uma família tipográfica alternativa à Times New Roman para ser utilizada em corpos pequenos sendo, neste caso, a bula de medicamentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2013.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons