Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5789
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_EdnaRibeiro_EliasLeocadio_RobertoLivio_SergioSantos.pdf157,79 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLopes, Ruth Gonçalves de Faria-
dc.contributor.authorRibeiro, Edna de Sousa-
dc.contributor.authorSilva, Elias Leocádio da-
dc.contributor.authorLívio, Roberto-
dc.contributor.authorSantos, Sérgio de Jesus dos-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Edna de Sousa et al. Evasão escolar: possíveis causas e ações alternativas para minimizar a evasão na Educação de Jovens e Adultos do 3º segmento do Centro Educacional 04 de Sobradinho II. 2010. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractO Projeto de Intervenção Local – PIL, objetiva desenvolver uma proposta de intervenção que contribua para solucionar problemas relacionados à evasão escolar no âmbito do 3º segmento – 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos do Centro Educacional 04 de Sobradinho II, através de um trabalho interdisciplinar envolvendo professores, alunos, servidores e comunidade, na construção e utilização de estratégias que permitam um maior envolvimento e convivência social entre todos os sujeitos da educação presentes no referido ambiente, minimizando assim, o abandono desenfreado aos estudos, enfrentado pelos alunos da EJA. Este projeto foi idealizado como respostas às questões relacionadas aos problemas de alto índice de evasão escolar observado em escolas da rede pública do D.F e especialmente no CED.04 de Sobradinho II, nosso foco de investigação. Em suma, o projeto viabiliza alternativas para permanência dos alunos na escola, evitando assim, a saída em massa da classe discente de EJA, por motivos diversos e muitas vezes alheios a sua própria vontade, resultando em oferecer solução a um comportamento centrado na permanência e na convivência harmoniosa do aluno rumo ao ensino prazeroso, como fonte de mudança nos paradigmas de sua vida, oferecendo meios para transformar a realidade em que vive. Palavras-chaves: intervenção, evasão escolar, permanência, convivência social.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordEvasão escolaren
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.titleEvasão escolar : possíveis causas e ações alternativas para minimizar a evasão na Educação de Jovens e Adultos do 3º segmento do Centro Educacional 04 de Sobradinho IIen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-08-06T15:59:56Z-
dc.date.available2013-08-06T15:59:56Z-
dc.date.issued2013-08-06T15:59:56Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5789-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoSantos, Cléssia Mara-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Evasão-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5789pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.