Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5781
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_DinarteMiguelDeOliveira_MarciaReginaSimoesGiovani.pdf416,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O problema da evasão escolar na educação de jovens e adultos no Centro Educacional do Lago e no Centro de Ensino Médio Setor Leste
Autor(es): Oliveira, Dinarte Miguel de
Giovani, Márcia Regina Simões
Orientador(es): Rego, Elizabeth Danziato
Coorientador(es): Lima, Airan Almeida de
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Evasão
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Prática de ensino
Evasão escolar
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 5-Ago-2013
Referência: OLIVEIRA, Dinarte Miguel de; GIOVANI, Márcia Regina Simões. O problema da evasão escolar na educação de jovens e adultos no Centro Educacional do Lago e no Centro de Ensino Médio Setor Leste. 2010. 19 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Este projeto tem como finalidade conhecer as causas da evasão escolar de alunos do Centro Educacional do Lago e do Centro de Ensino Médio Setor Leste, 3º segmento (Educação de Jovens e Adultos – EJA) de Brasília – Distrito Federal. A metodologia utilizada para isso será a pesquisa qualitativa e a quantitativa. Após identificar suas possíveis causas, pretende-se refletir sobre estratégias pedagógicas a serem implementadas nas respectivas escolas. Será necessário organizar grupos de estudo com professores da EJA com a finalidade de questionar quais as causas da evasão e apontar soluções por meio de ações que serão debatidas com os alunos. Constata-se, com a vivência como docentes, a necessidade de a sociedade tentar diminuir a evasão escolar, que mais do que nunca apresenta-se de forma tão ampliada e complexa. Deve-se desenvolver trabalhos educativos, visando a consolidação da aprendizagem, voltados para qualificação dos alunos. Buscase também, que os mesmos possam melhorar seus níveis de conhecimento científico, trabalhando com várias áreas de pesquisa. Portanto, escola e aluno deverão concentrar seus esforços no sentido de tentar minimizar este problema, e com isso o aluno terá a possibilidade de não evadir, obtendo assim sucesso escolar, pessoal e profissional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5781
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.