Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5776
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_CeciliaPolianaRamosValadao.pdf88,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino de história na EJA : contexto e integração pelo audiovisual
Autor(es): Valadão, Cecília Poliana Ramos
Orientador(es): Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Coorientador(es): Ribeiro, Elvira Rodrigues
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : História
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
História - estudo e ensino
Recursos audiovisuais
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 5-Ago-2013
Referência: VALADÃO, Cecília Poliana Ramos. Ensino de história na EJA: contexto e integração pelo audiovisual. 2010. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: O encolhimento das horas-aula, a redução dos conteúdos faz com que haja a necessidade de dinamização e contextualização dos conteúdos ministrados. Partindo dessa realidade foi proposta à Escola Municipal Ronaldo Roberto Rocha, a inclusão midiática pelo audiovisual através da contextualização da Evolução das Sociedades, por intermédio da elaboração de um vídeo no próprio ambiente em que a escola está inserida, ou seja, no contexto rural. Vídeo este que vai desde a comunidade primitiva, passando pelo escravismo, feudalismo até a sociedade em que vivemos a capitalista, com a finalidade de abarcar as memórias: histórica e coletiva. O projeto foi aplicado em sentido prático, resultando na melhoria desse conhecimento e também da melhoria qualitativa na percepção dos educandos sobre o valor da cultura rural, não devendo esta ser interpretada como inferior a cultura urbana. Na conclusão, foi destacada a percepção da autora do projeto, do ambiente pedagógico que era aplicado nesta escola, de suas necessidades e carências, e de como poderia o uso de metodologias midiáticas tornaria mais conscientes os partícipes envolvidos, seja em termos de resgate social, seja em termos de valorização de sua própria cultura.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5776
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.