Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5766
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AnaPaulaSoares_DoraliceSilva_IsabelaMendes_TatianaMarques.pdf306,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As possibilidades da educação ambiental no contexto da Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Soares, Ana Paula Novais
Silva, Doralice de Lourdes
Mendes, Isabela Reis de Moraes
Marques, Tatiana Silva
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Coorientador(es): Braga, Marco Aurélio
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Educação Ambiental
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação ambiental
Reciclagem de papel
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 2-Ago-2013
Referência: SOARES, Ana Paula Novais et al. As possibilidades da educação ambiental no contexto da Educação de Jovens e Adultos. 2010. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Este projeto tem por objetivo conceber ações de intervenção educativa, com fundamento na Educação Ambiental, voltadas para uma comunidade de alunos de EJA (segundo segmento) do Centro de Ensino Fundamental 120 de Samambaia. Será desenvolvido no segundo semestre de 2010 e justifica-se pela necessidade de compreensão dos problemas socioambientais, em suas múltiplas dimensões, com vistas a dinamizar o processo de transformação social. O projeto apresenta discussões teóricas e legais acerca da Educação Aambiental (aqui compreendida em uma perspectiva transdisciplinar e complexa) e enfatiza o protagonismo do estudante na construção de um mundo mais harmonioso, cooperativo, solidário e sustentável. Para possibilitar essa construção, serão adotadas as seguintes ações: diagnóstico da percepção sócio-ambiental da comunidade escolar, mobilização dos participantes por meio de práticas baseadas no diálogo; oficinas: estudo do texto “Os sete saberes necessários para a educação do futuro”; reciclagem de papel, compostagem orgânica; visita a um centro de referência em educação ambiental; avaliação do projeto. As atividades a serem desenvolvidas contam com a parceria da escola, da Regional de Ensino de Samambaia, do Sítio Geranium, de associações de moradores e associações de catadores de papel.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.