Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5759
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamillaNunesCampos.pdf255,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A escrita da história em Políbio : Timeu e a antitese do historiador ideal
Autor(es): Campos, Camilla Nunes
Orientador(es): Sant'Anna, Henrique Modanez de
Assunto: História antiga
História universal
Historiografia
Historiadores
Data de apresentação: 18-Jul-2013
Data de publicação: 1-Ago-2013
Referência: CAMPOS, Camilla Nunes. A escrita da história em Políbio: Timeu e a antitese do historiador ideal. 2013. 32 f. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As Histórias de Políbio são ao mesmo tempo uma inovação e uma continuidade. Por um lado, elas dão seguimento à preocupação grega de escrever de modo específico sobre os acontecimentos que os rodeiam, em uma tentativa de entender os feitos dos homens; por outro, representam o principal caso de história universal, com um fim pragmático. Nelas podemos compreender o mundo da ascensão romana e a conquista do mundo por eles conhecido em menos de cinquenta e três anos, tendo como “guia” um historiador grego levado como cativo para Roma depois da derrota da Liga Aqueia. Todavia, mais do que um historiador, Políbio foi um militar versado em política e profundo conhecedor dos eventos passado. Estudou, vivenciou e coletou informações até ter tudo que precisava para escrever suas Histórias. E não se limito somente a escrever, questionou e criticou. Suas críticas a outros historiadores são dignas de nota, especialmente quanto tratamos da crítica feita a Timeu. Homem público importante (embora prisioneiro de guerra dos romanos), Políbio entendia ser necessário mostrar aos homens os erros cometidos por Timeu, deixando claro que sua forma de fazer história era antes de tudo uma obra repleta de fantasia e engrandecimentos retóricos, postura da qual Políbio diz se afastar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons