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https://bdm.unb.br/handle/10483/5755
Título: | Representação dos índios na escola : a experiência de uma oficina pedagógica |
Autor(es): | Trindade, Fernanda Nardes da |
Orientador(es): | Silva, Edlene Oliveira |
Assunto: | Representações sociais Índios - vida e costumes sociais História - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 26-Jul-2013 |
Data de publicação: | 1-Ago-2013 |
Referência: | TRINDADE, Fernanda Nardes da. Representação dos índios na escola: a experiência de uma oficina pedagógica. 2013. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O objetivo desta monografia é a analise das experiências vivenciadas na aplicação de uma oficina pedagógica sobre as populações indígenas brasileiras realizada em uma escola pública de ensino fundamental do Distrito Federal com turmas de oitavo ano. A proposta da oficina foi o de estimular os alunos a debaterem as representações que possuíam dos índios para desconstruir estereótipos e preconceitos sobre estas etnias contribuindo para a implementação da Lei 11.345/2008. Em 2008, com a sanção da Lei 11.645 pelo Presidente da República, a LDBEN é alterada, tornando-se obrigatória a inclusão das temáticas das Culturas e História dos Povos Indígenas nos currículos de todas as escolas brasileiras. A lei tornou prioritário na superação das concepções discriminatórias presentes no senso comum a respeito dos povos indígenas, das diferenças culturais e das relações interétnicas, como meio de combater o desconhecimento, a intolerância e o preconceito em relação a essas populações. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013. |
Aparece na Coleção: | História
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