Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5753
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AloisioMendes_CarlomanPorto_FatimaSantos_MonicaReis_RaquelModes.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Evasão escolar na EJA
Autor(es): Mendes, Aloísio Gomes
Porto, Carloman da Silva
Santos, Fátima Porto Jorge Medeiros
Reis, Mônica dos
Modes, Raquel Antunes
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Coorientador(es): Santos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Evasão
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Motivação na educação
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 31-Jul-2013
Referência: MENDES, Aloísio Gomes et al. Evasão escolar na EJA. 2010. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: O objetivo deste projeto é resgatar um direito de cidadania do povo brasileiro, especificamente, os alunos da EJA, dentro de sua área de abrangência que é o Centro de Ensino Fundamental 213 de Santa Maria – DF. O projeto visa atender, ainda, aos profissionais da Rede Pública, como professores regentes, auxiliares de administração e também os professores que atuam na direção, buscando oferecer uma proposta pedagógica que venha minimizar ou reduzir a evasão nesta escola. Do diagnóstico inicial destacamos como atores envolvidos no problema: os alunos, os professores e a direção do CEF 213 que trabalha com EJA. Verifica-se que o ensino com metodologias inadequadas, professores mal-preparados, problemas sociais e descaso por parte do governo em não cumprir as leis e diretrizes existentes, também corroboram com a evasão escolar. Ao final, pretendemos identificar as possíveis causas da “evasão” levantadas pelas fontes, refutar, ou não, as hipóteses levantadas, e, por fim, discutir sobre o assunto, na busca de estratégias que levam ao entendimento acerca da vida desses sujeitos, pois apenas o oferecimento da oportunidade educacional pode não ser suficiente para a estadia e sucesso escolar desses alunos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5753
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.