Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Angelim, Maria Luiza Pereira | - |
dc.contributor.author | Sousa, Alfa Rodrigues Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Lima, Ana Clara Urupá Moraes de | - |
dc.contributor.author | Santos, Carla Andréia Simão dos | - |
dc.contributor.author | Moura, Joelma de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Souza, Marilda Santos de | - |
dc.contributor.author | Pereira, Maria Helena | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria José Gonçalves Ferreira da | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Alfa Rodrigues Barbosa de et al. O educando com déficit intelectual da Educação de Jovens e Adultos no contexto: mundo do trabalho. 2010. 125 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. | en |
dc.description.abstract | Desde o início da história humanidade até a atualidade, a família, a escola e a sociedade vivenciam uma relação que se transforma em função das novidades do cotidiano. Nesse sentido, este trabalho refere-se ao processo de inclusão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com Déficit Intelectual (DI) e as dificuldades encontradas ao longo desse processo de inserção no mundo do trabalho conforme assegura a legislação vigente. Durante muito tempo o portador de necessidades educacionais especiais foi discriminado, abandonado e esquecido. Entidades não governamentais, pais e algumas autoridades começaram a se reunir para proclamarem e reivindicarem direitos iguais para essas pessoas. Em 1994, na cidade da Salamanca na Espanha, aconteceu à Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais. Foi representado por 92 governos e 25 organizações internacionais. Por meio desta declaração reafirmavam o compromisso com a Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e a urgência do ensino ser ministrado, no sistema comum de educação, a todas as crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais. Nesse ínterim, pode-se afirmar que este projeto vislumbra por uma educação que fortaleça a identidade da escola e tenha como objetivo a formação para a vida, tendo com base a cidadania, o respeito à diversidade e o apoio a inclusão. A escola representada pelos docentes, gestores e conselho escolar deve promover ações para construção de tais concepções no ambiente escolar. Assim, esse projeto primou por pesquisar os aspectos da realidade do Centro de Ensino Especial 02, envolvendo a EJA com Déficit Intelectual no contexto: mundo do trabalho. Para perceber a dinâmica in loco foi observado a prática pedagógica das docentes em Educação de Jovens e Adultos por meio de relatos de experiências, além da promoção de debate com docentes do Centro envolvidos nos atendimentos aos alunos da EJA com DI. O estudo realizado neste trabalho permitiu a ampliação e esclarecimento de conceitos e princípios que estão relacionados a inserção do educando no mundo do trabalho além de revelar o comportamento da sociedade em relação a pessoa com DI quando estes são inseridos no mercado de trabalho. Para a realização e desenvolvimento deste estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica com o uso de material já elaborado na área, constituído principalmente de leis, documentos da SEEDF, livros e artigos já publicados pelos diversos autores que tratam do tema, o que evidenciou os seguintes questionamentos: como a escola tem efetivado suas ações juntamente com as demais instituições para favorecer a integração do educando no mundo de trabalho? Por que o educando da EJA com déficit intelectual não é contemplado no mercado de trabalho? Como objetivo geral tende a evidenciar os caminhos para que os estudantes de EJA com deficiência intelectual (DI) possam ser inseridos no mundo do trabalho de forma representativa e efetiva. Objetivos específicos: identificar os espaços de apoio que promovam a inserção do estudante de EJA/DI no mundo do trabalho e buscar recursos no espaço escolar que possibilitem a inserção no mundo de trabalho para os estudantes da EJA/DI. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | en |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - emprego | en |
dc.title | O educando com déficit intelectual da Educação de Jovens e Adultos no contexto : mundo do trabalho | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-07-31T13:21:45Z | - |
dc.date.available | 2013-07-31T13:21:45Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-31T13:21:45Z | - |
dc.date.submitted | 2010-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5752 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.contributor.advisorco | Linhares, Maria do Socorro da Silva | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : PNEE | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5752 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|