Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5737
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DouglasAndersondosSantos.pdf395,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dispositif e Dispositio: a noção de dispositivo na tensão entre Michel Foucault e Giorgio Agamben
Autor(es): Santos, Douglas Anderson dos
Orientador(es): Souza, Herivelto Pereira de
Assunto: Ciência política - filosofia
Agamben, Giorgio, 1942-
Foucault, Michel, 1926-1984
Biopolítica
Data de apresentação: 25-Fev-2013
Data de publicação: 23-Jul-2013
Referência: SANTOS, Douglas Anderson dos. Dispositif e Dispositio: a noção de dispositivo na tensão entre Michel Foucault e Giorgio Agamben. 2013. 39 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Filosofia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Em um ensaio apresentado no Brasil, Giorgio Agamben se apropria da noção de dispositivo esboçada por Michel Foucault em uma entrevista publicada em 1977. A resposta proposta por Agamben à pergunta O que é um dispositivo? indica, no primeiro momento, a centralidade metodológica deste termo em um breve percurso pela obra foucaultiana, perpassando pela noção arqueológica de positividade e pelas relações entre saber-poder. No segundo momento, Agamben apresenta o modo de operação deste termo em suas pesquisas recentes – sobre a profanação, especialmente – confrontando-se com a herança foucaultiana. Assim, outra perspectiva de uso do termo dispositivo se abre para os discursos acerca da biopolítica. Neste sentido, pretendo desdobrar as nuances deste confronto a partir de uma exposição não exaustiva da noção de dispositivo presente em Foucault e da apropriação perpetrada por Agamben.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons