Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5725
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TomásMaurodaVeiga.pdf424,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Analisando a eficiência da amostragem dupla e indicadores da indústria brasileira
Autor(es): Veiga, Tomás Moura da
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Indicadores econômicos
Indústrias
Processo estocástico
Amostragem (Estatística)
Data de apresentação: 25-Fev-2013
Data de publicação: 22-Jul-2013
Referência: VEIGA, Tomás Moura da. Analisando a eficiência da amostragem dupla e indicadores da indústria brasileira. 2013. 41f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os indicadores da indústria brasileira, obtidos a partir das pesquisas RAIS, PIA e PINTEC, possuem a função de monitorar a atividade na indústria de transformação e, além disso, são instrumentos importantes para a análise da evolução de curto prazo da indústria brasileira. Tais pesquisas são realizadas por técnicas de amostragem, visto que o universo das empresas do setor industrial brasileiro é muito grande. A fim de capturar toda a heterogeneidade da área industrial, são necessárias técnicas mais robustas do que a amostragem aleatória simples, como a amostragem estratificada e estimadores tipo razão e regressão. No entanto, tais técnicas só podem ser aplicadas mediante o conhecimento de certas características populacionais. A amostragem dupla torna possível a utilização destas técnicas, uma vez que toma uma grande amostra com parte do recurso para estimação desses parâmetros, e faz as estimativas na amostra resultante do recurso ainda disponível. Este trabalho apresenta um estudo sobre a eficiência da técnica de amostragem dupla, que consiste em utilizar uma pré-amostra para a obtenção dos parâmetros populacionais. Os dados deste trabalho foram criados a partir das estatísticas descritivas dos indicadores da indústria, sendo estes utilizados para a comparação das curvas de variâncias da amostragem dupla e da amostragem aleatória simples. Os resultados mostraram que a amostragem dupla não se mostrou eficiente para nenhuma das três técnicas utilizadas para os indicadores da indústria brasileira quando comparada com a amostragem aleatória simples.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2013.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.