Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5724
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoaoPauloVieiraCosta.pdf1,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estimação do total de veículos em pólos geradores de viagens utilizando o estimador de Horvitz-Thompson
Autor(es): Costa, João Paulo Vieira
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Trânsito urbano
Estimador de Horvitz-Thompson
Teoria da estimativa
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 22-Jul-2013
Referência: COSTS, João Paulo Vieira. Estimação do total de veículos em pólos geradores de viagens utilizando o estimador de Horvitz-Thompson. 2013. ix, 34 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os Polos Geradores de Viagens são locais que, devido ao seu empreendimento, atraem uma grande quantidade veículos diariamente, influenciando negativamente o trânsito de seu entorno. Por isso muitos estudos na área dos PGV são realizados, a fim de determinar as medidas a serem tomadas para que a influência negativa gerada por eles seja a menor possível. Uma estimativa do total de viagens geradas por um determinado tipo de PGV em um município ajudaria a determinar as medidas a serem tomadas naquela região além de possibilitar uma comparação entre municípios a respeito de onde seria mais adequada a instalação de um PGV. No entanto, uma estimativa desse tipo tem cada PGV como unidade amostral e uma amostra significativa para uma estimativa suficientemente precisa seria muito custosa. Este trabalho propõe a utilização do estimador de Horvitz-Thompson para realizar essa estimativa, o que gerou intervalos de confiança menores que o estimador de média simples utilizando o mesmo tamanho de amostra. O estudo foi aplicado a supermercados e hipermercados no Distrito Federal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2013.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons