Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5711
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarileneSouzadaSilva.pdf647,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A leitura de imagem no ensino de arte no 7º ano da escola João Kubitschek na cidade de Cruzeiro do Sul
Autor(es): Silva, Marilene Souza da
Orientador(es): Silveira, Marília Panitz
Assunto: Arte - estudo e ensino
Imagens - interpretação
Arte - apreciação
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 19-Jul-2013
Referência: SILVA, Marilene Souza da. A leitura de imagem no ensino de arte no 7º ano da escola João Kubitschek na cidade de Cruzeiro do Sul. 2012. 24 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2012.
Resumo: O presente trabalho traz uma abordagem sobre a leitura de imagem na sala de aula, buscando contribuir com professores e alunos a repensarem as formas de se apreciar uma obra de arte. A leitura da imagem trabalhada na prática pedagógica, desenvolvendo procedimentos para o aluno ler e expressar-se em artes, levando-o a conhecer a biografia e obra dos artistas nacionais e internacionais. A escola é o lugar onde o aluno adquire novos conhecimentos na teoria de arte, é evidente que a escola não irá formar artistas, mas conhecedor, apreciadores e críticos em arte. As ideias aqui apresentadas resultam de uma oficina de reprodução e leitura de imagem realizada no 3º bimestre de 2011, com uma turma de alunos do 7º ano da escola João Kubitschek, em Cruzeiro do Sul, Acre. Para sua execução são seguidos os seguintes pressupostos metodológicos: Reprodução, Fazer Artístico, Imagem, A leitura de Imagem, Cultura Visual e Ensino de Arte. Os referenciais teóricos são baseados nos estudiosos do Ensino de Artes Visuais, em especial, Ana Mae Barbosa, pesquisadora da Arte-educação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons