Referência: | MAEDA, Paola Teles. A contribuição da imagem para o desenvolvimento estético do aluno no ensino da arte na Escola José de Freitas. 2012. vii, 29 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Acrelândia-AC, 2012. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta a análise da contribuição da imagem para o desenvolvimento estético no ensino da arte na Escola José de Freitas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com pesquisa de campo de natureza qualitativa, através de entrevista junto aos três professores que ministram a disciplina nesta unidade de ensino, situada na zona rural do município de Porto Velho, Rondônia. Aborda-se os conceitos de imagem, desenvolvimento estético e leitura da arte. Realiza-se a análise de dados através de conteúdos coletados por meio de entrevista, nos quais a transcrição das falas aponta para a necessidade de mudança para o ensino da arte na referida escola. As descrições da imagem e do desenvolvimento estético indicam uma importância significativa ao serem abordados na escola. O estudo sistemático da arte, por meio da imagem, durante o segundo ciclo do ensino fundamental, sob uma abordagem estética, contribui para a formação de um cidadão sensível e consciente de modo a promover o repensar nas ações diárias de cada um de nós. A imagem representa um resultado da arte presente naturalmente no cotidiano dos alunos. Desta forma, seu entendimento torna-se importante para a compreensão não só da arte, mas, também, dos acontecimentos no mundo que nos cerca. ________________________________________________________________________ ABSTRACT This research presents, analyze the contribution of Image to the Esthetic Development of the Teaching in Arts at school José de Freitas. It’s about an exploratory research, with field research of qualitative nature, throughout interviews with three professors who minister the discipline in this teaching facility, situated in the rural zone of the city of Porto Velho, Rondônia. The concepts of image, esthetic development and art reading are discussed. The data analysis is made of collected contents in interviews, in which the transcription of the lines appoints to the necessity of change in the art teaching in the referred school. The descriptions of image and esthetic development indicate a significative importance by being addressed in this school. The systematic study of art, by using images, during the second cicle of elementary school, under an esthetic approach, contributes to the formation of a sensible and conscious citizen, in a way to promote the rethinking in each one of our daily actions. The image represents a result of art, which is naturally present in the students’ daily routines. In this way, its understanding is important to the comprehension not only of art, but also of the everyday events of the world that surrounds us. |